Vai viajar? Veja 5 itens que você deve conferir no seu carro

5-itens-voce-deve-conferir-carro

Viajar a lazer de carro pode ser algo extremamente prazeroso quando sabemos que tudo está certo em nosso veículo. Afinal, nada pior do que ter um momento incrível arruinado por uma simples verificação que foi esquecida antes da viagem.

Para que isso não aconteça com você, este artigo reúne cinco itens que você deve checar antes de viajar para qualquer lugar. Nas próximas linhas, veja cada um deles em detalhes. Confira!

Proteção veicular

Proteção veicular é uma alternativa mais acessível ao seguro automotivo e é essencial para se prevenir em caso de acidentes, furto, roubo ou algum outro imprevisto.

Dessa maneira, imagine que está viajando com seu carro sem um plano de proteção veicular Rio de Janeiro quando, de repente, ele para de funcionar mesmo tendo feito todas as verificações necessárias antes de sair.

Você liga para o guincho e descobre que o valor é extremamente alto devido a distância de sua residência. Sem opção, você arca com este custo e, ao levar ao mecânico, descobre que era um problema difícil de detectar previamente e sua resolução também não é nada barata.

Caso tivesse um plano de proteção veicular, bastaria acioná-lo no momento em que o carro parou de funcionar. Então, não teria mais nenhuma preocupação ou custo e tudo seria resolvido.

Pela possibilidade de situações como essa, é fundamental que você confira antes de viajar se já faz parte de um plano de proteção veicular e, caso não faça, vá atrás de algum.

Bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação

Caso vá viajar com alguma criança no carro, é imprescindível a presença e o uso de um bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. Basicamente, estes três itens têm o mesmo fim: proteger a criança durante a viagem.

Dessa forma, o que os diferencia, além de seu formato, é a idade indicada para o uso de cada um deles. 

Em geral, o bebê conforto pode ser substituído pela cadeirinha e ela deve ser utilizada até os 4 anos de idade da criança.

Já o assento de elevação é utilizado desde os 4 anos de idade até que a criança atinja 1,45 cm de altura. Não se esqueça de conferir a presença deste item antes da viagem!

Pneus

Antes de viajar, é fundamental checar o estado atual dos pneus que estão no carro para garantir a sua segurança e a conformidade com a lei. Caso contrário, além do risco de acidentes, poderá tomar uma multa de R$ 295,23 com atribuição de 5 pontos na CNH.

Somado a isso, não se esqueça de verificar o estado do estepe, pois isso também é considerado na legislação vigente. Por fim, não deixe de calibrá-los antes de viajar!

Fluído do radiador

Checar o estado do fluido do radiador e o seu nível é essencial antes de viajar. Para isso, o mais indicado é solicitar ao mecânico que o faça durante a revisão que deve realizar antes da viagem. Assim, evitará problemas sérios durante o trajeto, como o superaquecimento do veículo.

Limpador de para-brisa

Como último item, mas não menos importante, verifique o limpador de para-brisa. Nesse sentido, certifique-se, antes de viajar, que o limpador de para-brisa está funcionando adequadamente em todas as suas velocidades.

Assim, estará seguro caso enfrente alguma chuva durante a viagem.

Vale destacar, ainda, que estes são apenas alguns itens que você deve verificar antes de viajar, mas não todos. Assim sendo, o ideal é que leve o seu carro para uma revisão antes de uma viagem longa, pois esta é a melhor forma de garantir que está tudo certo.

Conclusão

Viajar é necessário para qualquer pessoa. Descansar o corpo e colocar a cabeça no lugar é fundamental para nos dá energia para enfrentar a vida corrida do dia-a-dia. Por isso, faça vídeos de suas viagens, visite lugares históricos e tire muitas fotos como recordação mas lembre-se que a segurança é sempre importante.

Faça uma revisão periódica em seu carro e com essas dicas que demos, você poderá curtir tudo sem dor de cabeça.