Na segunda-feira, o destaque do mercado financeiro nacional será a atualização das previsões do Boletim Focus, após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada. Esse boletim é uma importante fonte de informações sobre as expectativas econômica dos analistas.
No cenário internacional, os investidores estarão de olho no leilão de títulos do Tesouro americano, conhecido como Treasuries, e nas declarações de Alberto Musalem, membro do Federal Reserve, que é o banco central dos Estados Unidos.
A agenda desta segunda-feira inclui diversos eventos relevantes:
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) vai divulgar, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) referente à primeira quadrissemana de novembro. Em outubro, na quarta quadrissemana, esse índice teve um aumento de 0,14% e apresentou uma alta acumulada de 3,60% nos últimos 12 meses.
Logo depois, às 8h25, o Banco Central publicará o Boletim Focus, que traz as previsões dos economistas para a economia brasileira. A mediana das projeções para a inflação oficial em 2025 caiu levemente, de 4,56% para 4,55%. Para 2026, a expectativa de aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se manteve em 4,20%. Entretanto, as projeções para 2027 e 2028 mostram uma redução, passando de 3,82% para 3,80% e de 3,54% para 3,50%, respectivamente. Quanto à taxa básica de juros (Selic), espera-se que se mantenha em 15% até o fim de 2025, e em 12,25% até o final de 2026.
Na parte da tarde, às 15h, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apresentará os dados da balança comercial da primeira semana de novembro. Em outubro, o Brasil registrou um superávit de 6,964 bilhões de dólares, um aumento de 70,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. As exportações totalizaram 31,97 bilhões de dólares, com uma alta de 9,1%, enquanto as importações somaram 25,01 bilhões de dólares, uma leve queda de 0,8%. Em termos acumulados, as exportações até agora totalizam 289,731 bilhões de dólares, um crescimento de 1,9%, e as importações alcançaram 237,336 bilhões de dólares, com um aumento de 7,1%. A corrente de comércio, que considera o total de exportações e importações, foi de 527,067 bilhões de dólares, subindo 4,2%.
Além disso, às 11h45, Alberto Musalem estará em uma entrevista na Bloomberg TV. Ele é um dos votantes nas reuniões de política monetária deste ano.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos realizará um leilão de T-notes com maturidade de três anos, com resultados previstos para serem divulgados às 15h.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da abertura da Conferência das Partes (COP30) em Belém, Pará.
Às 16h, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS ouvirá Igor Dias Delecrode, dirigente da Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (AASAP).
Na Câmara dos Deputados, uma subcomissão especial debaterá a jornada de trabalho 6×1 às 14h. Participarão dessa discussão o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, e ministros do governo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em São Paulo e dará uma entrevista ao programa Bastidores CNN às 14h, retornando a Brasília na terça-feira pela manhã.
Por fim, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o diretor de Assuntos Internacionais, Paulo Piccetti, participarão de reuniões do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Basileia, Suíça. Também haverá audiências de outros diretores do BC com várias entidades e consultores.
