Editais de Bolsa para Cursos de Línguas no Exterior: Como Aproveitar Essa Oportunidade
Quando surge um edital de bolsa para estudar um curso de línguas no exterior, a procura é sempre intensa. Muitas pessoas estão atrás de chances para melhorar suas habilidades em idiomas fora do Brasil. A busca por esse tipo de oportunidade é grande, e vale a pena ficar de olho nas opções disponíveis.
Ao ser honesta, não acho que seja prudente esperar por uma bolsa do exterior para começar a aprender inglês. Muitas das bolsas que aparecem não são exatamente bolsas, mas sim concursos culturais. Nestes, você precisa postar a melhor foto, vídeo ou frase para ganhar cursos gratuitos. É uma forma de promoção.
Esses concursos são postados no site, mas não dá pra garantir que o que funcionou em um ano vai se repetir no próximo. Porém, existem algumas bolsas que são oferecidas todo ano. Saber sobre elas com antecedência pode te ajudar bastante na hora de se preparar. Então, vamos às informações!
Oportunidades de Bolsas para Cursos de Línguas
Se você souber de outras bolsas que abrem anualmente, deixa um comentário que eu atualizo com essas informações.
Bolsa de Estudo de Inglês nos EUA
O USA Summer Experience – UPENN, oferecido pela Universidade da Pensilvânia, em parceria com um banco, é uma ótima opção. Esse programa proporciona bolsas para um curso de verão de inglês nos EUA, e são 90 vagas a cada ano.
O programa dura três semanas e cobre passagens, hospedagem e refeições. Para se inscrever, você precisa ter entre 18 e 30 anos e um nível de inglês intermediário (B1).
O Eduardo Rodrigues Tomm, de apenas 19 anos, se inscreveu e foi um dos selecionados em 2024. Ele relatou que foi uma experiência incrível, conheceu várias cidades importantes e fez novas amizades. Confira a experiência dele em detalhes na nossa entrevista.
Bolsa de Estudo de Espanhol na Espanha
Outra bolsa disputada é a da Universidade de La Rioja para estudar espanhol na Espanha. A bolsa cobre um curso de três meses e dá um pagamento de 1500 euros para custos de viagem e manutenção.
Os bolsistas têm seus custos com taxa acadêmica, alojamento e seguro de saúde cobertos. Para se inscrever, você deve estar matriculado em uma universidade no Brasil e ter boas notas. As inscrições abrem todo começo de ano, e a Thainá, que ganhou a bolsa, compartilhou sua experiência completa.
Bolsa de Estudo de Inglês no Canadá
A Universidade de Winnipeg, no Canadá, oferece a President’s Scholarship for Young Leaders. São apenas três bolsas disponíveis, mas não há limite de idade ou exigência clara de nível de conhecimento do inglês.
Para se candidatar, você precisa estar aceito no programa e obter um número de estudante da universidade. A bolsa é de 3.500 dólares canadenses, mas cobre parcialmente os custos do curso de 14 semanas.
Bolsa de Estudos para Aprender Alemão na Alemanha
O Winterkurs do DAAD é uma oportunidade para estudantes brasileiros que desejam fazer um curso de alemão durante dois meses na Alemanha. A seleção é voltada para alunos com bom desempenho acadêmico, seja da graduação ou pós-graduação.
O programa oferece uma quantia fixa em euros para passagem, seguro de saúde e uma ajuda de custo de quase 2000 euros para manutenção. É bom já levar entre 500 a 800 euros para auxiliar as despesas. Normalmente, as inscrições abrem no meio do ano.
Concurso TOP Espanha
Todo ano, o banco Santander oferece cerca de 100 bolsas para um curso de espanhol de três semanas em Salamanca, na Espanha. A bolsa cobre todos os custos, e todos os participantes vão juntos ao curso.
Para participar, você precisa estar na graduação e sua instituição precisa ter convênio com o Santander. O edital geralmente libera as inscrições no início do ano, e o curso acontece em julho.
Bolsa de Espanhol da Fundación Lengua
A Fundación Lengua, localizada em Valladolid, Espanha, oferece bolsas de estudos anuais para um curso de espanhol com duração de duas semanas. Os cursos são abertos a todos os níveis de conhecimento em espanhol. Embora a bolsa cubra apenas o custo do curso, não cobre despesas com passagem ou acomodação.
Coreia do Sul: Intercâmbio Gratuito
A Academia de Estudos Coreanos (AKS) proporciona bolsas para um curso de verão intensivo em coreano. Os selecionados têm os custos do curso, hospedagem e alimentação cobertos. Apenas as passagens de ida e volta e o seguro saúde ficam por conta do estudante.
Curso de Alemão e Formação Profissional na Alemanha
O programa APAL (Parcerias para a Formação Profissional Dual) é uma chance para quem quer aprender alemão e se especializar na saúde. É preciso ter apenas educação básica para se inscrever.
Caso você não tenha o nível B1 de alemão, você começa um curso no Brasil para atingir esse nível antes de ir para a Alemanha. Na Europa, você fará um curso para alcançar o nível B2 e, depois, inicia sua formação profissional dual.
A Amanda Parker, 20 anos, de Santa Cruz do Sul, está vivenciando essa experiência e destaca que tem sido incrível estudar e conhecer novas cidades na Europa.
Bolsa de Italiano na Itália
O edital do MAECI, ministério das Relações Exteriores da Itália, também oferece bolsas para curso de italiano por três meses. A bolsa cobre matrícula, seguro saúde e um subsídio de 3.000 euros para viver na Itália.
Os aspirantes precisam ter no máximo 28 anos e conhecimento básico de italiano (nível A2) para se inscrever.
Bolsa para Professores de Inglês nos EUA
O PDPI (Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa) oferece bolsas para professores de inglês no Estados Unidos. O programa seleciona 200 professores brasileiros para um curso de aperfeiçoamento de seis semanas, com todas as despesas pagas.
É necessário ser professor concursado e atuar na rede pública. O objetivo é aprimorar a fluência em inglês e compartilhar metodologias de ensino.
Bolsa para Húngaro na Hungria
O Stipendium Hungaricum também disponibiliza bolsas para cursos preparatórios em húngaro. Além de isenção de taxas, a bolsa inclui uma ajuda mensal e opções de alojamento ou auxílio para hospedagem.
Curso de Coreano na Coreia
O programa de línguas da Geumgang University oferece uma bolsa para estudar coreano e, em contrapartida, você ensina inglês. O curso dura 16 semanas, com encontros semanais e aulas de cultura uma vez por mês.
Cursos Online como Alternativa
Embora o sonho de estudar no exterior seja grande, não dá pra deixar de considerar os cursos online grátis. Iniciar a aprendizagem com cursos online pode te tornar um candidato mais atraente para bolsas e intercâmbios mais longos.
Confira as opções que nosso site oferece: cursos grátis de inglês, espanhol e alemão.
Preparação para Candidaturas
Se você precisa de ajuda para se inscrever, existe um programa de mentoria que já ajudou vários brasileiros a conquistar bolsas de estudo pelo mundo. O programa tem turmas especiais e oferece diversos benefícios.
Se estiver curioso sobre essa mentoria, você pode tirar suas dúvidas e encontrar oportunidades que se encaixam no seu perfil.
Cuidados Finais
Lembre-se de que juntar uma grana em moeda estrangeira para pagar as taxas de inscrição, pode facilitar a sua vida. Considere usar contas que reduzam taxas ao máximo, dessa forma você pode economizar uma boa grana.
Além disso, fique ligado em nossas redes sociais para dicas e alertas sobre novas bolsas e oportunidades. Ter acesso a essas informações pode ser a chave para o sucesso no seu sonho de intercâmbio.
