Engenheiros automotivos sempre buscaram rigidez no chassi dos veículos, acreditando que isso melhoraria a dirigibilidade, eficiência e segurança. As inovações no design de chassis evoluíram de estruturas simples para designs mais complexos que garantem maior resistência. Inicialmente, os chassis eram feitos em forma de caixas, depois evoluíram para estruturas em escada, que ofereciam mais robustez por meio de novos materiais e conexões. A tendência continuou com a adoção do design unibody, que combina o quadro e a carroceria, aumentando a rigidez.

    Esses aprimoramentos foram realizados para lidar com três fontes principais de força que afetam os veículos: o peso dos componentes, passageiros e carga; a torção do motor em relação ao eixo; e as forças laterais durante as curvas e em superfícies irregulares. O objetivo sempre foi garantir que a forma do chassi não fosse alterada por essas forças, mantendo os pneus em contato firme com o chão para garantir um desempenho previsível.

    No entanto, os engenheiros da Honda decidiram repensar essa abordagem. Em vez de aumentar a rigidez, eles optaram por adicionar flexibilidade ao chassi, especialmente na parte frontal do veículo. Essa flexibilidade permite que os pneus sejam pressionados contra o chão de maneira mais eficaz, indo além do ajuste da suspensão.

    A nova plataforma de chassi da Honda será lançada em 2027 e dará suporte a diversos modelos populares, como o Odyssey, Civic, Pilot e CR-V, além de novos modelos de veículos elétricos que estão sendo desenvolvidos. Esta plataforma visa otimizar a utilização de peças, com cerca de 60% de componentes em comum entre os modelos, além de reduzir o uso de materiais caros, como o alumínio, mantendo os veículos leves.

    A inovação no design permite que a estrutura frontal do chassi se dobre de acordo com as forças durante curvas acentuadas ou irregularidades na pista, mantendo a roda externa pressionada para baixo, ao invés de levantá-la ou deslocá-la para fora. Isso só é viável graças aos avanços nos pneus modernos, que apresentam melhor desempenho em termos de resistência e flexibilidade.

    Entre outros benefícios, essa nova abordagem proporcionará maior feedback ao motorista pelo volante, melhor conforto no interior do veículo e uma absorção mais eficiente das imperfeições da estrada. Além disso, a Honda afirma que essa mudança minimiza o problema de subesterço em veículos mais pesados na parte dianteira.

    O novo design do chassis se encaixa na estrutura de Segurança Avançada de Compatibilidade da Honda (ACE). A empresa testa seus veículos em locais no Japão e em Ohio para garantir sua segurança e afirma que essa nova plataforma será mais segura que a geração atual. A estrutura também se integra a uma nova tecnologia de controle de inclinação, que foi introduzida como parte do Assistente de Manipulação Ágil em modelos como o Prelude e Accord, e será inaugurada com um novo Sistema de Gerenciamento de Movimento para controle de estabilidade.

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