As vendas do “Dia dos Solteiros”, o maior evento de compras online da China, apresentaram um crescimento em 2023, mas ainda não o suficiente para aliviar a preocupação quanto ao consumo interno do país. Dados da empresa de análise Syntun indicam que as plataformas de e-commerce chinesas alcançaram cerca de 1,70 trilhão de yuans, equivalente a aproximadamente 238,3 bilhões de dólares, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Porém, esse crescimento é visto como modesto por muitos especialistas.

    O “Dia dos Solteiros”, que foi criado em 2009 e atualmente se estende por um mês, tem enfrentado um declínio em sua popularidade nos últimos anos, refletindo a fragilidade da economia e a cautela dos consumidores. A consultoria Nomura observou que a duração das promoções deste ano foi maior do que a do ano passado, o que contribuiu para o aumento nas vendas totais.

    A plataforma JD.com reportou um recorde em valor bruto de mercadorias, além de um aumento de 40% no número de usuários que realizaram compras. Por outro lado, a Alibaba, que opera as plataformas Taobao e Tmall, ainda não divulgou seus resultados finais para o evento.

    O fraco desempenho nas vendas impactou a concorrência entre os varejistas e afetou as margens de lucro no setor. Os dados oficiais mostram que as vendas no varejo chinês cresceram apenas 3% em comparação com o ano anterior, uma queda em relação ao crescimento de 4,5% registrado nos nove primeiros meses de 2023.

    Especialistas do Morgan Stanley alertam que uma recuperação mais sólida no consumo depende de melhorias no mercado imobiliário e na situação do emprego. Apesar das tentativas de empresas como Alibaba e JD.com para explorar novas possibilidades, como entregas rápidas, analistas acreditam que o crescimento do consumo na China deve continuar sendo lento nos próximos meses.

    Share.