Na quinta-feira, 13 de outubro, a missão ESCAPADE da NASA foi lançada rumo a Marte. O foguete New Glenn, desenvolvido pela Blue Origin, decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 17h57, no horário de Brasília. O lançamento, que estava originalmente agendado para o dia 9, foi adiado algumas vezes, sendo o último atraso devido a uma explosão solar.

    Este foi o segundo voo do New Glenn, o maior foguete da Blue Origin, e dá início a uma jornada importante em direção ao planeta vermelho. A ESCAPADE é a primeira missão da NASA a Marte em mais de cinco anos, desde que os dispositivos Perseverance e Ingenuity foram enviados em julho de 2020.

    ### Detalhes do Lançamento

    A Blue Origin lançou o New Glenn do Complexo de Lançamento 36. O voo ocorreu conforme planejado, com a separação dos estágios do foguete acontecendo cerca de três minutos após a decolagem. Enquanto o segundo estágio do foguete seguia seu caminho ao espaço com a ESCAPADE, o primeiro estágio iniciou manobras para pousar em um navio de recuperação no Oceano Atlântico, a aproximadamente 604 quilômetros de distância.

    Cerca de sete minutos após o lançamento, o New Glenn retornou à atmosfera terrestre. Três de seus motores foram religados, permitindo um pouso controlado na balsa de recuperação, marca que apenas a SpaceX havia alcançado anteriormente com seu foguete Falcon 9.

    ### Como Será a Missão?

    A missão ESCAPADE, cujo nome é uma sigla em inglês para “Exploradores da Fuga e Dinâmica do Plasma Marciano”, envolve dois satélites gêmeos, conhecidos como Blue e Gold. Estes foram construídos pela Rocket Lab e são coordenados pela Universidade da Califórnia em Berkeley. O objetivo da missão é estudar como o vento solar interage com a atmosfera superior de Marte e seu campo magnético.

    Esses estudos são fundamentais para entender a perda da atmosfera original de Marte e seu impacto nas condições para a vida. Rob Lillis, um dos responsáveis pela pesquisa, destacou que os dados coletados ajudarão a prever tempestades solares que poderiam afetar os astronautas durante futuras missões, oferecendo uma melhor compreensão do clima espacial.

    Diferente de outras missões a Marte, a ESCAPADE foi lançada na janela ideal, que ocorre a cada dois anos. No entanto, seu trajeto seguirá uma rota diferente, onde permanecerá por cerca de um ano próximo ao ponto de Lagrange L2, que fica entre a Terra e o Sol. Em 2026, a missão fará um sobrevoo da Terra, ajustando sua trajetória para alcançar Marte em 2027, onde ficará por aproximadamente 11 meses.

    Share.