Quem já pesquisou sobre cursos fora do Brasil sabe que acaba se deparando com uma enxurrada de siglas. Tem as mais conhecidas, como “PhD”, e outras menos comuns, como “MRes”, “MSc” ou “BA”. Isso sem contar as várias provas e certificados, como SAT, GRE, GMAT, IELTS e TOEFL. A lista parece não ter fim. Frases como “Você vai precisar do TOEFL e GRE ou GMAT para esse programa de MPP” podem confundir quem não está familiarizado com todas essas siglas.
Por isso, vamos apresentar um glossário básico de siglas que podem te ajudar na hora de estudar fora. Essas siglas se referem tanto a provas e certificados importantes para ingressar em programas de estudo no exterior, quanto aos títulos que você ganha ao concluir esses programas.
Lembrando que aqui falaremos das siglas mais comuns. Se você está em uma área mais específica, pode ter outras siglas que são comuns nela. Em geral, as siglas que começam com “B” dizem respeito ao nível de graduação, enquanto as que começam com “M” se referem ao mestrado. Vamos lá:
B.A.
B.A. quer dizer “Bachelor of the Arts”, o que em português seria “bacharel em artes”. Esse título é dado a quem termina a graduação em temas das ciências humanas, como História, Comunicação, Sociologia e até Artes Plásticas.
B.Sc.
B.Sc. significa “Bachelor of Science”, ou “bacharel em ciências”. Essa sigla é usado para quem conclui a graduação em áreas de Exatas ou Biológicas, como Química, Física e Ciências Moleculares.
M.A.
A sigla M.A. significa “Master of the Arts”, ou “mestre em artes”. É atribuída para quem conclui o mestrado nas áreas de Humanas. Normalmente, quem faz a graduação e recebe o grau de “B.A.”, após o mestrado, ganha o título de “M.A.”
M.Sc.
M.Sc. quer dizer “Master of Sciences”, ou “mestre em ciências”. Esse grau é indicado para quem termina o mestrado em áreas de Exatas ou Biológicas. Se você tem um B.Sc., normalmente vai conquistar um M.Sc. ao concluir o mestrado.
Programas que usam M.Sc. ou M.Res geralmente são mais parecidos com as pós-graduações chamadas strictu sensu no Brasil. Já os M.A. são mais parecidos com as pós-lato sensu.
M.Res.
M.Res. significa “Master of Research”, ou “mestre em pesquisa”. Esse título é para quem completa um programa de mestrado voltado para pesquisa, independentemente da área. É legal para quem quer seguir carreira na pesquisa acadêmica depois.
MBA
Os cursos de MBA, ou “Master in Business Administration”, tratam do mestrado em administração de negócios. Eles visam oferecer aos alunos conhecimentos e habilidades essenciais na gestão de empresas, incluindo técnicas e habilidades interpessoais, como liderança e adaptabilidade.
MPA
MPA é a sigla para “Master in Public Administration”, ou mestrado em administração pública. Assim como o MBA, é focado em administração, mas é voltado para a gestão de recursos e empresas do setor público, abordando governança e políticas públicas.
MPP
MPP significa “Master in Public Policy”, ou mestrado em políticas públicas. Focado em quem quer trabalhar na área pública, esse mestrado ajuda na elaboração e implementação de políticas públicas utilizando recursos e informações de maneira eficiente.
LL.M.
Essa é a sigla para quem concluiu o mestrado em Direito. Vem do latim “Legum Magister”, que se traduz como “mestre das leis”. A duplicidade do “L” se deve ao fato de que em latim, as abreviações plurais repetem a letra inicial.
Ph.D.
A famosa sigla Ph.D. significa “Philosophy Doctor”, ou “doutor em filosofia”. Embora tenha esse significado, é o título dado a qualquer pessoa que termina um doutorado em qualquer área. A palavra “filosofia” é usada no sentido mais amplo, que significa amor ao conhecimento. Apesar das diferenças entre doutorados em diferentes países, quem tem um doutorado geralmente possui um Ph.D.
Siglas de provas padronizadas
CAE
CAE se refere ao teste Cambridge English: Advanced (CAE), que certifica um alto nível de desempenho em inglês. É exigido para trabalho, estudo ou visto, e sua certificação corresponde ao nível C1 do CEFR (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas).
CPE
CPE é a sigla para Cambridge English: Proficiency (CPE), que é o teste mais avançado de inglês. Destina-se a quem quase atinge a fluência. O diploma corresponde ao nível C2, o mais alto do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
ACT
O ACT (American College Testing) é um teste que mede conhecimentos em inglês, matemática, leitura, ciências e redação. Ele é utilizado pelas universidades americanas para o processo de admissão. No Brasil, um teste semelhante é o ENEM.
SAT
SAT significa Scholastic Aptitude Test, ou teste de aptidão escolar. É um dos exames mais comuns nos EUA, utilizado para a entrada em universidades. É bem parecido com o ENEM brasileiro, já que é um exame padronizado para o ingresso no ensino superior.
TOEFL
TOEFL, ou “Test Of English as a Foreign Language”, é uma das provas de inglês mais reconhecidas em instituições de ensino. É administrada pela ETS (Educational Testing Service), uma organização sem fins lucrativos.
IELTS
IELTS quer dizer International English Language Testing System. É uma prova de inglês que contempla várias organizações, como o British Council e a Cambridge Assessment English. O IELTS é geralmente pedido por programas do Reino Unido, Austrália e outros países. Nos EUA, costuma-se pedir mais o TOEFL.
GRE
GRE é a sigla para “Graduate Record Examination”, ou exame do histórico acadêmico. É um teste padronizado com áreas de raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita crítica. Pode ser específico para disciplinas ou geral, sendo feito em centros de aplicação. O teste totaliza 4 horas.
GMAT
GMAT refere-se ao Graduate Management Admission Test, que é um teste de admissão para programas de pós-graduação em administração. Ao contrário de avaliar conhecimentos específicos, o GMAT mede habilidades críticas e a capacidade de tomar decisões sob pressão.
