Em um mundo ideal, todos teríamos uma vida bem ativa, sempre em movimento. Mas a realidade é que um em cada quatro brasileiros fica mais de oito horas por dia sentado. Passar tanto tempo na mesma posição pode fazer mal à saúde, inclusive ao coração.
Com tantos empregos que exigem que a gente fique sentado em uma mesa o dia todo, uma boa dica é adotar uma postura de yoga que pode ajudar a aliviar esses efeitos: a postura da ponte.
Como fazer a postura da ponte no trabalho
Primeiro, encontre um lugar onde você consiga deitar de costas no chão, se não der para fazer isso no trabalho, pode esperar até chegar em casa. Veja como fazer:
- Dobre os joelhos e mantenha os pés no chão, na largura dos quadris.
- Mantenha o queixo levemente para baixo, pressione os pés no chão e eleve os quadris.
- Ao elevar os quadris, “aperte” a parte de trás das pernas para ajudar no movimento.
- Pense que uma corda está puxando seu quadril para cima!
- Mantenha o corpo firme e os joelhos alinhados com os quadris.
Permaneça nessa posição por cerca de 15 segundos. Depois, expire e desça lentamente. É recomendável repetir a postura da ponte três vezes, com 15 segundos em cada repetição e um descanso de 15 segundos entre elas.
Dê o seu toque à postura da ponte
Fazer a postura da ponte do jeito que foi explicado pode ser ótimo para você. Mas uma das melhores coisas do yoga é que você pode personalizar a prática.
Se você estiver confortável, entrelace os dedos embaixo de você e puxe levemente. Isso ajuda a abrir o peito e os ombros.
Se precisar de um suporte extra, use um bloco de yoga na altura mais alta, na parte inferior das costas. É só evitar cair no bloco; ele deve oferecer um suporte leve. Você pode também apertar um bloco entre as coxas para alinhar os joelhos e trabalhar mais as pernas.
Por que essa postura é útil?
Para quem fica muito tempo sentado, ter os quadris tensos e sentir dores nas costas é bastante comum. Quando permanecemos sentados, os quadris ficam flexionados para frente e isso afeta um músculo que liga a região lombar à coxa. Por isso, não é surpreendente que você possa se sentir dolorido no final do dia.
Mas isso não quer dizer que fique sentado o dia inteiro, fazendo apenas um minuto de alongamento. É importante buscar outras formas de melhorar a postura e se movimentar. Porém, se você quer um exercício rápido para relaxar quando estiver tenso, a postura da ponte é uma excelente escolha.
Incluir pausas para exercícios pequenos durante o expediente ajuda a aliviar a tensão e melhora a circulação. Isso pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar ao longo do dia!
Experimente também levantar-se a cada hora para dar uma volta e alongar-se um pouco. Com o tempo, você vai notar a diferença em como se sente no trabalho e, claro, na sua saúde.
Lembrando que, além da postura da ponte, existem muitas outras posturas de yoga que podem ajudar a melhorar a sua flexibilidade e força. Pesquisar sobre outras práticas pode ser uma boa ideia se você quer diversificar sua rotina.
Além disso, fazer isso não custa nada e pode ser feito em casa ou no trabalho. Basta reservar alguns minutos do seu dia para se cuidar. Se você já é fã de yoga, ótimo! Se nunca tentou, vale a pena experimentar.
Por fim, a prática de yoga traz diversos benefícios para o corpo e mente. A postura da ponte é apenas uma entre tantas outras que podem ajudar a aliviar as cargas do dia a dia. Que tal experimentar hoje mesmo?
