Festival Pretitudes 2025 acontece na Paraíba com programação variada

    O Festival Pretitudes 2025, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), começa na próxima segunda-feira, 24 de novembro, e vai até o dia 30 do mesmo mês. O evento é parte das ações do Novembro Negro e conta com atividades gratuitas, destacando a cultura de artistas negros escolhidos por meio de edital.

    As atividades iniciais do festival ocorrerão na Escola Estadual Daura Santiago Rangel, situada no bairro José Américo. Na segunda-feira, Igor Alexandre ministrará uma oficina intitulada “Diversidade Étnico-racial e combate ao racismo”. Na terça-feira, Djully Bernado, conhecida como Psicopreta, conduzirá a oficina “Palavra é lança: poesia preta como resistência”.

    Na sexta-feira, 28 de novembro, a cineasta Carine Fiúza apresentará a ação formativa “Panorama do cinema negro paraibano: memória, autoria e narrativas insurgentes”, às 14h, no Cine Banguê. Às 19h, o local receberá uma sessão de cinema que exibirá os filmes “Calunga Maior”, de Thiago Costa, “Azeite da Retomada”, de Rafa Das Folhas, e “Aláfia”, de Cecília Fontenele, seguido de um debate com os realizadores dos filmes.

    Entre os dias 28 e 30, os artistas Maike Araújo, Ezn ART, Kalu Pereira e José Messias estarão à frente de pinturas em grafite no estacionamento do Espaço Cultural.

    No sábado, 29 de novembro, as atividades começam às 14h e incluem oficinas de acrobacias e malabares com Berg Pereira; flauta e pífano com Elen Santana; danças negras da Bahia e swingueira paraibana com Mirela Ferreira; e dramatúrgias negras com David D. Marinho. Todas essas atividades serão realizadas no Espaço Cultural, onde o público poderá participar.

    Ainda no sábado, a partir das 19h, o Teatro Paulo Pontes apresentará o espetáculo “Preta Cena”, que reunirá diversas apresentações, incluindo circo e dança, com artistas como Palhaço Gatinho, Chirley Kelle, Mayara, Robson Oliver, BgirlTati e Juan Pedro.

    O festival culminará no domingo, 30 de novembro, com a Noite da Música Preta, marcada para as 19h no Teatro Paulo Pontes. O show contará com performances de artistas como Afrosonoro, Cecília Albuquerque, Gaby Hardman, Laíz de Oyá, M.a.r.i.a, Nalva de Rita de Chicó, Andrei Lira e Toni Silva.

    O objetivo do Festival Pretitudes é reconhecer e dar visibilidade à produção cultural de artistas negros na Paraíba, enfrentando desigualdades raciais e fortalecendo as redes de intercâmbio artístico. Nesta edição, foram selecionados 28 artistas nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro, com uma programação que inclui apresentações e ações formativas em escolas públicas e no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

    Share.