O espetáculo “Igbá Itan” está na sua reta final e fará suas duas últimas apresentações nesta sexta-feira, 28, e sábado, 29, em terreiros de Olinda, Pernambuco.
Criado pela atriz e manipuladora Raquel Franco, o projeto reconta histórias de orixás femininas usando a técnica do teatro lambe-lambe, que apresenta peças em miniatura e de curta duração. A artista transforma uma cabaça em um pequeno palco onde encena narrativas de divindades da tradição iorubana, como Oxum, a guardiã das águas doces, e Yemanjá, que cuida das águas salgadas.
Os espectadores assistem à apresentação por uma pequena abertura na cabaça. Raquel menciona que as crianças ficam fascinadas, como se estivessem vendo um desenho animado. Já os adultos experimentam uma variedade de sentimentos, incluindo encantamento e riso, e até mesmo momentos de emoção.
As apresentações acontecem em dois locais. Na sexta-feira, a montagem será na Casa de Jurema Encanto das Águas, no bairro Fragoso, às 19h. No sábado, será no Ilè Àsé Ògúnrínuwòlá, em Rio Doce, a partir das 16h. Cada sessão dura cerca de 10 minutos, é individual e pode receber até 20 pessoas, com entrada gratuita. Este projeto foi possibilitado pela Política Nacional Aldir Blanc, que apoia a cultura no país.
Programação:
- Sexta-feira (28), às 19h: Casa de Jurema Encanto das Águas, Avenida Flores do Campo, 21 – Fragoso, Olinda.
- Sábado (29), às 16h: Ilè Àsé Ògúnrínuwòlá, Rua Seis, 170 – 5ª Etapa Rio Doce, Olinda.
Para mais informações sobre eventos, acesse aqui.
