Escolhendo o Melhor Momento para Fazer um Cruzeiro
Seja planejando suas férias em um cruzeiro com bastante antecedência ou escolhendo ir em cima da hora para economizar, é importante considerar alguns fatores ao decidir quando viajar. Embora preços baixos e promoções sejam atraentes, agendar sua viagem em um período ruim só para economizar pode sair mais caro, principalmente na diversão.
Trabalhei como artista em navios de cruzeiro por cinco anos e vivi diversas experiências. Cruzeiros em várias regiões, como o Caribe, Mediterrâneo, Polinésia Francesa e Alasca, me ensinaram que alguns períodos são realmente menos agradáveis que outros, independentemente do destino escolhido.
Evite Fazer Cruzeiros em Agosto
Um canal no YouTube chamado Hidden Cruise cria vídeos que revelam segredos, dicas e truques de cruzeiros que as próprias companhias não costumam dizer. Em um dos vídeos, explicaram por que viajar em agosto não é a melhor ideia. Embora muitos cruzeiros sejam no Caribe, outros destinos também foram comentados.
A principal razão que eles apontam é a questão do clima. No Caribe, agosto é alta temporada de furacões. Se você tiver a má sorte de navegar durante um furacão, o navio precisará mudar sua rota para evitar a tempestade. Isso pode levar ao cancelamento de paradas e atrapalhar seus planos de viagem.
Já passei por várias situações assim. Em alguns cruzeiros, o capitão precisou mudar o itinerário para evitar o furacão, mas em outros, o navio ficou no mar sem poder atracar. Navegar em mares agitados não é nada divertido. Mesmo eu, que não fico enjoado com facilidade, já passei mal durante a temporada de furacões. Isso torna o trabalho de entretenimento à noite muito difícil. Frequentemente, nossos espetáculos eram cancelados.
Outro ponto é que muita gente escolhe viajar em agosto, pois é o fim do verão e as crianças ainda estão de férias. No meu tempo de trabalho, essa época sempre trazia navios lotados, o que significava buffet muito cheio, dificuldade para pegar uma cadeira na piscina e falta de lugares no teatro à noite. Tudo isso tornava a experiência bem menos agradável.
E as cidades onde os navios atraquem também ficam superlotadas. Em um cruzeiro pelo Mediterrâneo, por exemplo, cidades como Roma e Barcelona estavam abarrotadas, não só com passageiros de cruzeiros, mas com turistas que viajavam por conta própria. Aliado a isso, o calor nas cidades costuma ser bastante intenso em agosto, o que não ajuda a curtir a viagem.
Melhor É Viajar em Março
Com base na minha experiência em cruzeiros ao longo de todo o ano, sem dúvida, março é o melhor mês para navegar. No Caribe, o risco de furacões é praticamente nulo. O clima é ótimo, geralmente ensolarado e com pouca chuva. Para os cruzeiros no Mediterrâneo ou no Sul da Europa, a temperatura é um pouco mais amena, mas ainda muito agradável.
Uma das razões que gosto de viajar em março é que há bem menos passageiros a bordo. Nesse período, não é comum as famílias viajam, já que as crianças estão na escola. Enquanto trabalhava, percebi que os navios costumavam estar entre 50% e 75% de sua capacidade nessa época. Isso realmente melhora a experiência.
Com menos pessoas, você consegue almoçar sem a correria nos buffets, é fácil encontrar lugar para apreciar um show ou relaxar na piscina. Além disso, o atendimento também melhora, com a equipe tendo menos trabalho e podendo focar mais nos passageiros.
Cruzar em março traz uma sensação de tranquilidade. O clima agradável faz com que você aproveite mais cada parada e tenha mais opções para explorar os portos. Você consegue realizar passeios sem a preocupação de enfrentar grandes multidões ou longas filas.
É sempre bom verificar a previsibilidade do clima e optar por períodos mais tranquilos. Dessa forma, as chances de você aproveitar sua viagem ao máximo aumentam.
Considerando Outros Fatores
Além do clima e da quantidade de pessoas, é bom considerar os custos. Embora fazer um cruzeiro em uma data popular possa parecer mais interessante, os preços podem ser mais altos e as taxas de serviços mais caras. Assim, escolher períodos fora de alta temporada também pode significar mais economia.
Os destinos que você escolher também são super importantes. Pense nas atividades disponíveis e se você tem interesse em explorar o lugar. Algumas regiões são incríveis, mas podem estar mais cheias em certos períodos.
Verifique as opções de entretenimento que o navio oferece. Em épocas de baixa ocupação, pode ser que o navio tenha até mais opções de lazer e atividades, já que os artistas e funcionários têm mais liberdade para se dedicar aos passageiros.
Preparando-se para o Cruzeiro
Antes de embarcar, faça um planejamento. Olhe a previsão do tempo, confirme as paradas e monte um itinerário que considere os seus interesses. Isso ajudará a maximizar sua diversão a bordo e em cada porto que visitar.
Pesquise comentários de pessoas que viajaram na mesma época e compare experiências. Muitas vezes, o que é bom para uns pode não ser para outros. Assim, você terá uma visão mais clara sobre o que esperar.
Lembre-se de criar expectativas realistas. Nem sempre tudo sai como planejado, mas estar preparado pode ajudar a tornar sua experiência muito mais positiva, independentemente do que aconteça.
Conclusão
Escolher o melhor momento para um cruzeiro é fundamental para garantir que você aproveite ao máximo essa experiência. Agosto pode parecer uma boa opção por causa das férias, mas pode transformar sua viagem em um pesadelo, caso tudo fique lotado e o clima atrapalhe. Em contrapartida, março se revela um período ideal, com clima ameno e menos passageiros.
Por todas essas razões, planeje seu cruzeiro com atenção, levando em conta o clima, o número de viajantes e as atrações nos destinos. Isso pode fazer toda a diferença no sucesso da sua viagem. Boa sorte e aproveite muito sua próxima aventura nos mares!
