A Beneficente Portuguesa do Pará foi escolhida para fazer parte da nova Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, pretende modernizar o atendimento público utilizando tecnologias avançadas, como inteligência artificial e big data. Com isso, a instituição paraense ganha destaque no cenário de inovação médica do país.
Como membro dessa rede, a Beneficente Portuguesa receberá uma das 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) inteligentes que funcionam de forma interligada em hospitais de importância estratégica pelo Brasil. Esse novo espaço contará com serviços assistenciais em plataforma digital, que permitirá monitoramento contínuo dos pacientes, integrando sistemas para prever complicações e ajudar nas decisões clínicas de maneira mais ágil.
Essas UTIs inteligentes têm potencial para acelerar diagnósticos e melhorar a assistência especializada, podendo reduzir o tempo de espera por atendimento de emergência em até cinco vezes. Além disso, elas facilitarão a troca de conhecimento entre especialistas de diferentes localidades e estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação, que será inicialmente instalada no Hospital de Clínicas de São Paulo.
A Rede Nacional é parte do programa “Agora Tem Especialistas” e a previsão é que os primeiros serviços comecem a funcionar em 2026. A inclusão da Beneficente Portuguesa nessa rede reforça sua reputação de excelência na área da saúde no Pará.
