Vamos falar sobre o Trovadorismo, um período importante na literatura, especialmente na Idade Média. Ele se destaca pela produção de poesias chamadas cantigas. Aqui vão cinco perguntas e suas explicações que ajudam a entender melhor esse movimento.

    Questão 1

    O Trovadorismo foi um estilo literário que surgiu na Baixa Idade Média. Nesse período, as poesias eram conhecidas como cantigas. A pergunta é: o que as caracteriza?

    As opções são:

    a) As poesias eram metrificadas e pensadas para serem publicadas.

    b) Eram chamadas de cantigas e se apresentavam junto a instrumentos musicais.

    c) Eram cantigas que faziam parte de livros de canções.

    d) Eram criadas de jeito livre, sem a intenção de serem publicadas.

    e) Elas eram feitas sem se preocupar com a aceitação do público.

    Resposta correta: b) As poesias eram chamadas de cantigas, feitas com a intenção de serem apresentadas junto de instrumentos musicais.

    Explicação: O Trovadorismo produzia composições poéticas conhecidas como cantigas, que eram acompanhadas por instrumentos como viola e harpa. Essas produções eram voltadas para a performance, sendo apresentadas em festas e eventos nobres.

    Questão 2

    O Trovadorismo é uma fase que marca o começo da literatura em português, e suas cantigas têm características diferentes. Qual alternativa é verdadeira?

    a) As cantigas de amor têm uma voz feminina, que expressa seu amor de forma independente.

    b) As cantigas de amigo são escritas por trovadores nobres, mostrando a submissão das mulheres.

    c) As cantigas de escárnio e de maldizer exaltam o amor platônico.

    d) As cantigas de amor têm uma voz masculina que expressa um amor não correspondido.

    e) As cantigas de amigo são satíricas e têm uma linguagem agressiva.

    Resposta correta: d) As cantigas de amor apresentam um eu lírico masculino que expressa um amor não correspondido.

    Explicação: As cantigas de amor revelam um eu lírico masculino que transmite um amor idealizado e distante. Essa figura, vindo de classes inferiores, costuma demonstrar devoção intensa, sujeitando-se a uma relação de submissão em relação à mulher que é vista como a idealizada figura de amor.

    Questão 3

    A cantiga da Ribeirinha é considerada uma das primeiras do Trovadorismo. Vamos analisá-la um pouco.

    Na letra, o eu lírico conta sobre seu amor e a experiência de não ter visto sua amada. O uso da linguagem antiga é notável. Aqui é questionado o que caracteriza tal linguagem.

    As opções são:

    a) Versos com dez sílabas para se adequar à música.

    b) Pronomes masculinos referindo-se ao feminino.

    c) A utilização da segunda pessoa do plural.

    d) Interjeições coloquiais para dar ênfase.

    e) Próclise para trabalhar a métrica.

    Resposta correta: b) Pronomes de tratamento masculinos foram usados para se referir ao feminino.

    Explicação: Na cantiga “da Ribeirinha”, vemos o uso de pronomes masculinos. O eu lírico masculino refere-se à sua amada como “mia senhor” (meu senhor), um reflexo do respeito da época e uma marca do português arcaico, que se esforçava para respeitar a figura feminina.

    Questão 4

    As cantigas de amigo são bastante conhecidas nesse movimento. O que define essa categoria?

    As opções são:

    a) A temática do sofrimento amoroso.

    b) A saudade, vista por uma voz feminina.

    c) A composição em torno de uma amizade idealizada por um eu lírico masculino.

    d) A ausência, na voz de um eu lírico masculino.

    e) O uso de métrica irregular, por meio de uma voz feminina.

    Resposta correta: b) A temática da saudade, a partir de um eu lírico feminino.

    Explicação: Nas cantigas de amigo, o eu lírico é feminino, expressando a saudade e a expectativa do amado que foi embora. As letras abordam questões emocionais, frequentemente inseridas em ambientes naturais, trazendo elementos que tocam a nostalgia e a melancolia.

    Questão 5

    Esse estilo poético se divide em duas categorias: Líricas e Satíricas. O que se pode dizer sobre as cantigas satíricas?

    As opções são:

    a) Cantigas de escárnio, com críticas diretas, e cantigas de maldizer, usando trocadilhos.

    b) Cantigas de ironia, com críticas indiretas, e cantigas de sarcasmo, com críticas diretas.

    c) Cantigas de escárnio, com críticas por meio de ambiguidades, e de maldizer, críticas diretas.

    d) Cantigas de maldizer, com críticas indiretas, e cantigas de escárnio, críticas diretas.

    Resposta correta: c) Cantigas de escárnio, com críticas feitas através de ambiguidades, e cantigas de maldizer, que citam nomes.

    Explicação: As cantigas satíricas se dividem entre as de escárnio, que fazem críticas de forma sutil e irônica, e as de maldizer, que são mais diretas e apontam os alvos de maneira clara. Essa distinção revela como os trovadores usavam a sátira como forma de crítica social, utilizando linguagem que variava da sutileza à provocação.

    Conclusão

    O Trovadorismo é um tema riquíssimo abordando envolvimentos emocionais, críticas sociais e expressões culturais. Conhecer mais sobre esse período é fundamental para entender a evolução da literatura em português. Continue estudando e praticando sobre a rica história desse movimento e suas peculiaridades.

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    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.