Pratique Sistemas Lineares e Resolva Dúvidas com Passo a Passo

    Aqui vai uma série de questões sobre sistemas lineares para você treinar e entender melhor como funcionam. Vamos lá!


    Questão 1

    Considere o seguinte sistema linear:

    [
    \begin{cases}
    2x + 3y = 12 \
    x – y = 2
    \end{cases}
    ]

    Objetivo: Encontre os valores de (x) e (y) que resolvem esse sistema.

    Passo a Passo:

    Primeiro, isolamos (x) da segunda equação:

    [
    x – y = 2 \Rightarrow x = y + 2
    ]

    Agora, substituímos esse valor de (x) na primeira equação:

    [
    2(y + 2) + 3y = 12
    ]

    Isso se simplifica para:

    [
    2y + 4 + 3y = 12
    ]

    Resolvendo, temos:

    [
    5y + 4 = 12 \Rightarrow 5y = 12 – 4 \Rightarrow 5y = 8 \Rightarrow y = \frac{8}{5}
    ]

    Agora que temos (y), vamos descobrir (x):

    [
    x = y + 2 = \frac{8}{5} + 2 = \frac{8}{5} + \frac{10}{5} = \frac{18}{5}
    ]

    Resposta Correta:
    [
    x = \frac{18}{5} \quad e \quad y = \frac{8}{5}
    ]


    Questão 2

    Considere o sistema:

    [
    \begin{cases}
    x + y = 6 \
    x – y = 2
    \end{cases}
    ]

    Objetivo: Qual é o valor de (x) e (y)?

    Passo a Passo:

    Vamos somar as duas equações:

    [
    (x + y) + (x – y) = 6 + 2
    ]

    Isso resulta em:

    [
    2x = 8 \Rightarrow x = 4
    ]

    Agora, substituindo (x) na primeira equação:

    [
    4 + y = 6 \Rightarrow y = 6 – 4 \Rightarrow y = 2
    ]

    Resposta Correta:
    [
    x = 4 \quad e \quad y = 2
    ]


    Questão 3

    Uma loja vende dois tipos de cestas básicas:

    • Cesta A: 2 kg de arroz e 1 kg de feijão.
    • Cesta B: 1 kg de arroz e 2 kg de feijão.

    Em um mês, a loja vendeu 50 cestas, totalizando 80 kg de arroz e 70 kg de feijão. Quantas cestas de cada tipo foram vendidas?

    Definindo Variáveis:

    • (x): número de cestas A vendidas.
    • (y): número de cestas B vendidas.

    Montando o sistema de equações:

    1. (x + y = 50) (total de cestas).
    2. (2x + y = 80) (arroz).
    3. (x + 2y = 70) (feijão).

    Usando a primeira equação:

    [
    y = 50 – x
    ]

    Substituindo (y) na segunda equação:

    [
    2x + (50 – x) = 80
    ]
    [
    2x + 50 – x = 80 \Rightarrow x + 50 = 80 \Rightarrow x = 30
    ]

    Assim, substituímos (x) na primeira equação para encontrar (y):

    [
    30 + y = 50 \Rightarrow y = 50 – 30 \Rightarrow y = 20
    ]

    Solução:
    Cestas A: 30; Cestas B: 20.


    Questão 4

    Uma gráfica produz dois tipos de convites:

    • Convite Simples (S): R$ 2,00 cada, 3 minutos para produzir.
    • Convite Especial (E): R$ 5,00 cada, 5 minutos para produzir.

    Em um dia, foram produzidos 200 convites, utilizando 700 minutos de trabalho. Quantos convites de cada tipo foram produzidos?

    Definindo Variáveis:

    • (x): número de convites Simples.
    • (y): número de convites Especiais.

    Montando as equações:

    1. (x + y = 200)
    2. (3x + 5y = 700)

    Isolando (y) na primeira equação:

    [
    y = 200 – x
    ]

    Substituindo na segunda:

    [
    3x + 5(200 – x) = 700
    ]
    [
    3x + 1000 – 5x = 700 \Rightarrow -2x = 700 – 1000 \Rightarrow -2x = -300 \Rightarrow x = 150
    ]

    Agora, para encontrar (y):

    [
    150 + y = 200 \Rightarrow y = 200 – 150 \Rightarrow y = 50
    ]

    Resposta Corretas:
    Cestas Simples: 150; Cestas Especiais: 50.


    Questão 5

    Uma loja de artigos escolares vende três tipos de canetas:

    • Esferográficas (E): R$ 2,00 cada.
    • Gel (G): R$ 3,00 cada.
    • Técnica (T): R$ 5,00 cada.

    No final de um dia, foram vendidas 120 canetas, totalizando R$ 300,00. O número de canetas esferográficas vendidas foi oito vezes o número de canetas técnicas.

    Definindo Variáveis:

    • (E): canetas esferográficas.
    • (G): canetas gel.
    • (T): canetas técnicas.

    Montamos o sistema:

    1. (E + G + T = 120)
    2. (2E + 3G + 5T = 300)
    3. (E = 8T)

    Substituindo (E) nas outras equações:

    Primeira equação:

    [
    8T + G + T = 120 \Rightarrow 9T + G = 120
    ]

    Segunda equação:

    [
    2(8T) + 3G + 5T = 300 \Rightarrow 16T + 3G + 5T = 300 \Rightarrow 21T + 3G = 300
    ]

    Resolvendo esse sistema:

    Subtraindo as equações:

    [
    (9T + G) – (7T + G) = 120 – 100 \Rightarrow 2T = 20 \Rightarrow T = 10
    ]

    Substituindo (T) de volta:

    [
    G = 120 – 9T \Rightarrow G = 120 – 90 = 30
    ]
    [
    E = 8T = 80
    ]

    Resposta:
    Foram vendidas:

    • 80 canetas esferográficas
    • 30 canetas gel
    • 10 canetas técnicas

    Essas questões vão ajudar a praticar sistemas lineares. Continue treinando!

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    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.