A melhor maneira de entender genética é praticando. Vamos lá?

    Questão 1

    O albinismo é uma condição genética que acontece por um alelo recessivo (a). Um casal, ambos heterozigotos, quer saber se vão ter um filho albino. Qual a chance disso acontecer?

    Gabarito Explicado:

    Cruzando dois heterozigotos (Aa × Aa), temos: 25% AA, 50% Aa e 25% aa. Apenas o genótipo aa mostra albinismo. Portanto, a chance é de 25%.

    Questão 2

    Em ervilhas, a cor amarela é dominante sobre a verde, e a textura lisa é dominante sobre a rugosa. Um agricultor cruza duas plantas duplo heterozigotas (VvRr). Qual a chance de nascer uma planta com sementes verdes e rugosas?

    Gabarito Explicado:

    Para ter sementes verdes (aa), a chance é 1/4 e para serem rugosas (bb) também é 1/4. Como os genes agem de maneira independente, multiplicamos: 1/4 × 1/4 = 1/16.

    Questão 3

    Numa flor, a cor vermelha vem do alelo R, enquanto a branca é do alelo r. A dominância é incompleta, então um heterozigoto (Rr) resulta em flor rosa. Se duas rosas se cruzam, qual a chance de sair uma flor vermelha?

    Gabarito Explicado:

    O cruzamento entre flores rosas (Rr × Rr) gera:

    • RR (vermelha): 25%
    • Rr (rosa): 50%
    • rr (branca): 25%
      Como só o genótipo RR é vermelho, a chance é de 25%.

    Questão 4

    Um casal tem a mulher com sangue tipo AB e o homem tipo A (heterozigoto). Eles querem saber a probabilidade de ter um filho com sangue tipo B. Qual é essa chance?

    Gabarito Explicado:

    A mãe tem AB (IAIB) e o pai é A heterozigoto (IAi). As combinações possíveis são:

    • IAIA → sangue A
    • IAIB → sangue AB
    • IAi → sangue A
    • IBi → sangue B
      Portanto, a chance de ter um filho com sangue tipo B (IBi) é de 1/4 ou 25%.

    Questão 5

    A cor da pele humana é um exemplo de herança quantitativa. Se duas pessoas de pigmentação intermediária (AaBb) se cruzam, qual a chance de nascer uma criança com o fenótipo mais claro?

    Gabarito Explicado:

    O fenótipo mais claro vem do genótipo aabb. Cruzando AaBb × AaBb, a chance é de 1/16.

    Questão 6

    A pelagem dos camundongos depende do alelo dominante B. Mas, se o animal for homozigoto recessivo (aa), ele terá pelagem branca. Qual a chance de nascer um camundongo branco do cruzamento entre dois AaBb?

    Gabarito Explicado:

    Para que a pelagem seja branca, o camundongo precisa ser aa. A chance de ter aa é 1/4. Das combinações possíveis (16), aquelas com aa são 4 (aabb, aaBb, aaBB). Assim, a probabilidade de nascer um camundongo branco é de 3/16.

    Conclusão

    Esses exercícios ajudam a reforçar seus conhecimentos sobre genética. Praticar é fundamental! Você pode continuar estudando e fazendo mais exercícios para se aprofundar ainda mais no assunto.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.