O governo estadual lançou a Operação Verão Total 2025/2026, no sábado (13), na Avenida Beira-Mar, em Tramandaí, no Litoral Norte. O objetivo da operação é melhorar os serviços públicos, aumentar a segurança e oferecer atividades para os veranistas durante a temporada de verão.
Para essa operação, serão mobilizados quase 3,3 mil servidores de segurança e mais de 500 viaturas em diversas regiões, incluindo o Litoral Norte, Litoral Sul, Serra, Costa Doce e Fronteira. A equipe de segurança contará com 930 guarda-vidas, sendo 638 militares e 282 civis temporários, que estarão alocados nas guaritas para garantir um banho de mar seguro para todos os visitantes. Além disso, a operação envolve a participação de 39 secretarias e órgãos do governo.
O investimento na área de saúde durante a operação recebeu um aumento para R$ 6,34 milhões, um acréscimo de R$ 1,34 milhão em relação ao ano anterior. O lançamento da operação ocorreu em frente ao conhecido letreiro “Eu amo Tramandaí”, onde muitos turistas costumam tirar fotos. Na ocasião, a temperatura estava em 26ºC e o dia era ensolarado, com veranistas aproveitando o mar.
O vice-governador e coordenador do programa, Gabriel Souza, esteve presente na cerimônia, ao lado do prefeito municipal, Juarez Marques da Silva, e outros líderes. Durante seu discurso, Souza destacou a importância do trabalho realizado e a identificação nas guaritas, voltada para a proteção das mulheres em situações de risco.
Além das ações relacionadas à segurança e saúde, foi anunciada a abertura de uma nova unidade do programa “Tudo Fácil” na cidade. O vice-governador, acompanhado de sua família, também visitou os estandes montados na orla.
Os serviços disponibilizados incluem a emissão de carteiras de identidade, vacinação, demonstrações de primeiros socorros e atendimento em emergências. O evento também contou com a presença de mascotes, como o Zé Gotinha, que circulou entre os visitantes.
A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders) ofereceu acesso ao banho assistido, enquanto a Brigada Militar estava presente com a Escolinha de Trânsito, realizando atividades educativas voltadas para crianças.
A programação do evento incluiu diversas apresentações, como performances da Banda da Brigada Militar, da Banda Municipal de Tramandaí e shows de artistas locais. As forças de segurança também fizeram demonstrações e houve até sobrevoos de aeronaves. As atividades estão previstas para se estender até as 16h, incluindo atrações culturais, educativas e esportivas.
Números da Operação
Segurança
- Quase 3,3 mil servidores mobilizados
- Mais de 500 viaturas empregadas
- Helicópteros para patrulhamento aéreo
- Reforço em várias regiões
Corpo de Bombeiros
- 930 guarda-vidas
- 638 militares
- 282 guarda-vidas civis temporários
- 264 guaritas em praias e balneários
- 18 quadriciclos para patrulhamento
- 18 motos aquáticas para resgates
Brigada Militar
- 1.028 policiais militares
- 163 viaturas
- 7 bases móveis de policiamento no Litoral
Polícia Civil
- 1.210 policiais civis
- 296 viaturas
Instituto-Geral de Perícias
- 93 servidores
- 11 viaturas para atividades periciais
DetranRS
- 27 agentes de trânsito
- 7 viaturas em fiscalização e educação no trânsito
