Neste fim de semana, o Ministério da Saúde promove o maior mutirão de atendimentos da história do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação envolve mais de 60 mil cirurgias e exames, realizados em 210 hospitais de diversas regiões do país. Essa iniciativa faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, que visa diminuir o tempo de espera para os procedimentos agendados pelo sistema público de saúde.
No Nordeste, a resposta tem sido significativa, com 24 mil consultas e procedimentos cirúrgicos realizados em hospitais universitários dos nove estados da região. Isso representa 40% do total de atendimentos realizados em todo o país durante o mutirão.
Em Teresina, no Piauí, o Hospital Getúlio Vargas se destacou ao realizar mais de 70 cirurgias. Já no Pará, mais de 1.800 atendimentos foram efetuados, demonstrando a ampla mobilização dos serviços de saúde. Além dos hospitais públicos, a ação contou com a colaboração de Santas Casas, alguns hospitais particulares e instituições filantrópicas.
O mutirão é uma oportunidade para que milhares de pessoas que aguardam por cirurgias e exames tenham atendimento mais rápido e eficiente, refletindo o compromisso do SUS em atender à população de maneira ágil e humanizada.
