A Secretaria de Saúde de Maceió realizará uma capacitação no dia 13 de novembro, voltada para a triagem neonatal, com ênfase no Teste do Pezinho. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento oferecido a crianças e mulheres puérperas, atualizando as equipes de enfermagem da Atenção Primária sobre o acolhimento e manejo desse exame.
O treinamento, destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na linha de frente, ocorrerá das 8h às 14h, no auditório da Secretaria de Saúde. Os profissionais interessados em participar podem se inscrever através do site oficial da Secretaria.
Essa capacitação faz parte do Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, que visa destacar a importância do Teste do Pezinho na promoção da saúde durante a primeira infância. Segundo Marglene Oliveira, coordenadora do programa, é essencial que os pais realizem este teste para assegurar a saúde de seus filhos.
Marglene ressalta que as doenças detectadas por meio do Teste do Pezinho podem ter impactos graves no desenvolvimento da criança. O exame deve ser realizado entre 48 horas e o quinto dia de vida para garantir a eficácia e assertividade dos resultados. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados.
O Teste do Pezinho está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Além disso, é realizado em seis maternidades conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Para efetuar o exame, é necessário que a criança esteja dentro da faixa etária recomendada e que a mãe ou responsável leve a documentação pessoal e o cartão do SUS.
Para mais informações sobre eventos relacionados, visite: Eventos
