Um ar quente está trazendo um final de semana típico de verão ao Rio Grande do Sul, mesmo antes da mudança oficial de estação. Neste domingo, 14 de outubro, o céu deverá permanecer ensolarado, mas também com algumas nuvens, e as temperaturas poderão ser bastante altas em várias regiões do estado.

    De acordo com a MetSul Meteorologia, as temperaturas no período da tarde podem chegar a 32ºC a 35ºC, principalmente nas áreas do Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana. Em alguns lugares, a temperatura pode ultrapassar os 35ºC.

    Com o aumento das temperaturas, existe a possibilidade de formação de nuvens carregadas em alguns pontos, o que pode resultar em chuvas típicas de verão, especialmente na região da Serra. Apesar do aquecimento, a chuva deverá ser limitada a poucos locais e, em alguns casos, há risco de temporais isolados. Em Porto Alegre, a previsão é que a temperatura varie entre 20ºC e 34ºC.

    ### Alerta da Defesa Civil

    Embora o domingo tenha características de um dia de verão, a situação climática deve mudar. Neste sábado, 13 de outubro, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta sobre a possibilidade de temporais. A previsão indica que uma área de baixa pressão pode causar tempestades isoladas em diversas localidades do Rio Grande do Sul ao longo do dia.

    Na segunda-feira, 15 de outubro, espera-se a chegada de uma frente fria, o que poderá intensificar as instabilidades. Isso aumenta o risco de tempestades, com ventos fortes, granizo e chuvas intensas na maior parte das regiões do estado.

    ### Expectativas para os próximos dias

    Neste domingo, há a possibilidade de temporais isolados, acompanhados de granizo, chuvas fortes e raios, afetando principalmente as regiões do Centro, Vales, Norte, Serra, Nordeste e parte do Litoral Norte. Os volumes de chuva podem variar entre 5 e 30 mm por dia.

    Na segunda-feira, o tempo seguirá instável em grande parte do Rio Grande do Sul. As condições para tempestades com ventos entre 70 e 90 km/h estarão aumentadas, com chances de granizo e chuvas intensas. As regiões com maior risco incluem as Missões, Noroeste e Norte. A previsão indica acumulados de chuva de 10 a 50 mm por dia, com possíveis registros de até 80 mm em algumas áreas do Centro e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

    Para a madrugada e manhã de terça-feira, 16 de outubro, a frente fria deverá se deslocar, provocando chuvas moderadas a fortes e descargas elétricas nas regiões do Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Esses locais podem registrar entre 10 e 40 mm de chuva no dia. Ao longo da terça-feira, espera-se que o tempo estabilize em todo o estado.

    Share.