O cometa 3I/Atlas, objeto interestelar descoberto em julho, fará sua aproximação máxima com a Terra nesta sexta-feira, dia 19. Este fenômeno, conhecido como Perigeu, ocorrerá ao longo de todo o dia, sendo o melhor momento para observação no Brasil entre 3h e momentos antes do amanhecer.

    Apesar de estar em sua maior proximidade, o 3I/Atlas não será visível a olho nu em qualquer parte do mundo. A distância do cometa em relação à Terra será de aproximadamente 270 milhões de quilômetros, o que é quase duas vezes a distância entre o nosso planeta e o Sol. Além disso, seu brilho é muito baixo para ser percebido sem auxílio.

    Para quem deseja observar o cometa, será necessário o uso de equipamentos adequados, como telescópios com abertura mínima de 150mm. Binóculos de longo alcance também podem ser utilizados, desde que a observação ocorra em um local escuro, afastado das luzes urbanas e com a céu limpo.

    Alguns observatórios e astrônomos amadores transmitirã eventos ao vivo nas redes sociais para mostrar a aproximação do 3I/Atlas. O Projeto Telescópio Virtual, por exemplo, fará uma transmissão ao vivo a partir do observatório Bellatrix, na Itália. A transmissão, que começará por volta da 1h da madrugada, pode durar várias horas, enquanto for possível ver o cometa. As narrações estarão em inglês ou italiano.

    As agências espaciais, incluindo a NASA, garantem que o 3I/Atlas não representa nenhuma ameaça à Terra, pois não há risco de colisão ou quaisquer eventos perigosos associados. Após passar pela proximidade do nosso planeta, o cometa seguirá sua trajetória em direção a Júpiter. Especialistas estimam que, por volta de 2030, o 3I/Atlas deixará os limites do nosso Sistema Solar, continuando sua viagem pelo espaço e não retornando mais.

    Share.