A Prefeitura de São Paulo investiu significativamente na ampliação da rede municipal de saúde ao longo de 2025. Com um total de 21 novas unidades inauguradas, a cidade agora conta com melhorias em unidades existentes e ainda mais opções de atendimento à população.

    Entre as novas estruturas, estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros Especializados de Reabilitação (CERs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Essa expansão teve como objetivo fortalecer e diversificar os serviços de saúde na capital paulista.

    Em termos de atenção básica e urgência, a cidade passou de 456 pontos de atendimento para 480 UBSs e de 24 para 34 UPAs. Em fevereiro, foi inaugurado o Centro Especializado de Reabilitação (CER) II Girassol, localizado no Campo Limpo, na zona sul. Esta unidade possui instalações modernas, oferecendo suporte completo para pacientes que precisam de reabilitação motora e cognitiva, elevando o total de CERs na cidade para 35.

    Outro avanço importante foi a abertura de um novo Centro de Exames da Mulher (CEM) em Capela do Socorro, também na zona sul. Este centro oferece 14 tipos de exames voltados para a saúde da mulher e atende até aos sábados. Esta é a segunda unidade inaugurada na cidade; a primeira foi aberta em Itaquera, na zona leste, no ano anterior. Juntas, essas duas unidades já realizaram cerca de 100 mil atendimentos.

    O programa Avança Saúde, que visa melhorar e expandir a rede de saúde pública, está em andamento com reformas em 13 dos 20 hospitais da cidade. Em 2025, foi entregue a nova ala de internação do Hospital Infantil Menino Jesus, no centro, que conta com 33 quartos reformados.

    Além dessas iniciativas, novas instalações da UBS Real Parque II, na zona oeste, e melhorias em diversas outras unidades, como o CAPS Adulto II na zona leste e a UBS Vila Arriete na zona sul, também foram realizadas.

    Outro destaque é o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) Monte Serrat – Metrô Carrão. Este equipamento é projetado para fornecer consultas, exames como ultrassonografias e ecocardiogramas, além de procedimentos cirúrgicos, incluindo a operação de catarata e varizes. O CIES tem a capacidade de atender até 8 mil pacientes por mês, com agendamentos realizados por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (Siga), uma plataforma que facilita o gerenciamento dos serviços de saúde.

    Além dessas obras e serviços, quase 200 projetos de reformas, ampliações e construções continuam em andamento, reafirmando o compromisso da administração municipal em melhorar a qualidade da saúde pública na cidade de São Paulo.

    Share.