A Latam Airlines anunciou a suspensão dos voos diretos entre Lima, no Peru, e Florianópolis, em Santa Catarina. Esta rota, que começou a operar em 2 de dezembro deste ano, deixará de funcionar a partir de 29 de março de 2026. Além disso, a companhia também encerrará as rotas de Lima para Orlando, Curaçao e Tucumán na mesma data.

    O motivo para essa decisão está relacionado à implementação da Tarifa Unificada de Uso Aeroportuário (TUUA) no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, que começará a valer em 7 de dezembro. Segundo a Latam, essa nova tarifa diminui a competitividade de Lima como um ponto de conexão e afeta a viabilidade comercial da rota para Florianópolis.

    A Latam também informou que, devido à introdução dessa tarifa, decidiu não lançar voos de Lima para Guatemala e Belo Horizonte. Contudo, a companhia manterá os voos sem escalas da capital peruana para outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

    Além disso, a empresa suspendeu a venda de passagens entre Parnaíba, no Piauí, e Fortaleza, no Ceará, sem aviso prévio ao mercado. Essa rota foi iniciada em 13 de setembro e operava às quintas e sábados. Atualmente, Parnaíba é atendida apenas pela Latam, e a empresa está apurando o motivo da suspensão, mas ainda não forneceu uma resposta oficial.

    Em um contexto mais amplo, em março deste ano, a Azul Linhas Aéreas também suspendeu voos de Parnaíba para Belo Horizonte e de São Raimundo Nonato, também no Piauí, para Fortaleza.

    A Latam comunicou que fará esforços para minimizar os impactos aos clientes afetados pela suspensão da rota entre Florianópolis e Lima. A companhia enviará mensagens individuais com informações sobre alternativas para alteração das viagens. Os passageiros poderão ser realocados em voos com conexão ou optar por remarcar suas passagens ou solicitar reembolso total, sem custos. Recomenda-se que os passageiros consultem as opções atualizadas no aplicativo da Latam ou em seu site.

    Share.