A Fundacentro realizará o “Curso Básico de SST: A nova lista de doenças e a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no SUS” entre os dias 15 e 17 de julho de 2025. O evento será das 14h às 18h, no auditório da instituição, localizado na Rua Capote Valente, 710, em Pinheiros, São Paulo. Também haverá a opção de participar online, através da plataforma Moodle e com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O curso será coordenado por Remígio Todeschini, diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, e Cleiton Faria Lima, coordenador de projetos da DCT. O objetivo é apresentar a nova Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) e destacar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na proteção da saúde dos trabalhadores.
Segundo Remígio Todeschini, o evento é uma oportunidade de fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador e ampliar a atuação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em todo o país. Ele explica que a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais precisa ser baseada em práticas sistemáticas, como a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e o diagnóstico correto das doenças físicas e transtornos mentais.
O curso começará no dia 15 de julho com a abertura feita pelo presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho de Siqueira, às 14h. Na sequência, Simone Alves dos Santos discutirá a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, abordando o papel dos Cerests, da Renast e da Vigilância em Saúde do Trabalhador, até as 17h.
No dia 16 de julho, o médico sanitarista René Mendes falará sobre a evolução histórica e perspectivas do diagnóstico em saúde do trabalhador, seguido pela professora e pesquisadora Márcia Bandini, que apresentará as atualizações da nova LDRT a partir das 16h.
O encerramento, no dia 17 de julho, contará novamente com Pedro Tourinho, que discutirá a Reforma Sanitária, o SUS e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, das 14h às 16h. O psicólogo Wanderley Codo encerrará o curso abordando saúde mental, identidade e democracia, das 16h às 18h.
Haverá duas formas de participação: presencial e online, ambas com certificação. Para os participantes presenciais, é necessário estar presente em pelo menos 60% das atividades e fazer a inscrição até as 10h do dia 15 de julho de 2025, pelo formulário do Google Forms. Para a participação online, é preciso se inscrever na plataforma Moodle e obter 60% de aproveitamento nas avaliações, com a conclusão das atividades até 2 de agosto de 2025. Importante destacar que não haverá certificado para aqueles que apenas assistirem às transmissões ao vivo pelo YouTube.
Durante o curso, o público poderá enviar perguntas aos palestrantes através de um formulário específico.
Para mais detalhes e informações sobre eventos, acesse eventos.
