Calor e Chuvas Irregulares Marcam o Verão em Goiás
O verão no Hemisfério Sul começa neste domingo, 21 de dezembro, e em Goiás, a estação trará chuvas irregulares. Essa previsão é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
As chuvas devem atingir todo o estado, mas com volumes moderados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta para a possibilidade de chuvas intensas em várias regiões do país, com alertas de perigo potencial. As precipitações podem variar entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar até 50 mm em 24 horas. Além das chuvas, ventos fortes que podem atingir de 40 a 60 km/h também estão previstos, o que representa um baixo risco de problemas como quedas de energia, galhos de árvores e alagamentos. Apesar disso, a população deve estar atenta às condições climáticas.
As chuvas em Goiás, especialmente neste tempo do ano, são frequentemente causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que funciona como um corredor de umidade que se estende do Norte em direção ao Sudeste do país.
Até março, as condições do tempo podem mudar rapidamente, resultando em chuvas de curta duração, mas de forte intensidade, que normalmente ocorrem no período da tarde. Apesar da expectativa de chuvas, os goianos devem estar preparados para enfrentar os chamados “veranicos”, que são períodos de estiagem temporária durante a estação chuvosa. Esses momentos são caracterizados por calor intenso, alta insolação e baixa umidade do ar.
Além disso, com o aumento da duração do dia e a redução do tempo de noite, as previsões climáticas indicam temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado para esta época do ano.
