A Prefeitura de Caxias do Sul iniciará em janeiro a elaboração de um projeto de parceria público-privada (PPP) voltado para as unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade. A proposta é que o modelo adotado seja semelhante ao da PPP da Educação Infantil, que foi recentemente assinada pelo município. Neste novo modelo, a empresa contratada ficará responsável pela construção, reforma e manutenção das estruturas das UBSs. Por sua vez, a Secretaria da Saúde será encarregada da gestão dos serviços e das equipes.
Atualmente, a administração busca identificar quais UBSs apresentam estruturas mais precárias e quais bairros necessitam de ampliação nos serviços. Esse mapeamento servirá para determinar quais unidades serão incluídas no contrato da PPP.
Na semana passada, representantes da Secretaria da Saúde, incluindo o secretário Rafael Bueno, estiveram em Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo da visita foi conhecer a experiência da PPP existente na capital mineira, que já abrange 69 unidades de atendimento. Belo Horizonte também serviu de inspiração para o futuro modelo de PPP que será implantado nas escolas infantis de Caxias em 2026.
Além disso, a secretaria de saúde informou que, até agora, 996 pacientes de Caxias foram encaminhados para consultas em cidades vizinhas. Esse procedimento teve início neste mês, possibilitado pelo Assistir, um programa do governo do estado que oferece recursos para unidades de saúde. As cidades mais frequentes para os atendimentos incluem Nova Petrópolis, Nova Prata, Gramado e Garibaldi, além de Passo Fundo e Igrejinha. O transporte para as consultas é organizado pelos municípios de destino, e o encaminhamento varia conforme a especialidade médica.
Anteriormente, os moradores de Caxias eram enviados apenas para Porto Alegre, quando precisavam de consultas e procedimentos que não estavam disponíveis na rede municipal.
