Um eclipse solar total ocorrerá em 2 de agosto de 2027, com duração de até 6 minutos e 22 segundos em algumas regiões. Esse fenômeno astronômico, apelidado de “Eclipse do Século”, será o mais longo visível em terra desde 1991 e não terá outro semelhante até 2114, segundo informações da Nasa.
O eclipse poderá ser visto ao longo de uma faixa que atravessa a África, Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Ocidental. Os países que estarão na trajetória de totalidade incluem Marrocos, Espanha, Argélia, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Iémen e Somália. O ponto de maior duração será no Egito, onde os habitantes poderão aproveitar os 6 minutos e 22 segundos de escuridão total.
Embora a totalidade aconteça em áreas específicas, o fenômeno será visível de forma parcial em outros locais, onde apenas parte do Sol será coberta pela Lua. A sombra da Lua sobre a Terra se moverá durante cerca de 3 horas e 20 minutos, começando às 8h26 e terminando às 11h48, no horário de Brasília.
O eclipse solar total acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar em determinadas regiões. Nesses locais, a luminosidade do dia se transforma em escuridão por alguns minutos, criando um espetáculo único.
Para uma boa observação do fenômeno, a Nasa recomenda que as pessoas fiquem atentas às condições meteorológicas, já que um céu limpo será essencial para uma visualização adequada do eclipse.
