O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) fez um alerta à população sobre os cuidados essenciais ao manusear fogos de artifício, especialmente comuns durante as festas de fim de ano. Entre as recomendações, destacam-se evitar o uso desses artefatos após o consumo de bebidas alcoólicas e mantê-los fora do alcance de crianças. Na virada do último ano, foram registrados três casos de queimaduras relacionadas a fogos de artifício no hospital.

    Além dos riscos provenientes de fogos de artifício, o HPS também destacou as queimaduras causadas por líquidos quentes. De 1º de janeiro a 23 de dezembro de 2025, ocorreram 639 atendimentos para queimaduras por líquidos, sendo 563 em ambulatório e 76 hospitalares, resultando em dois óbitos. A médica Ana Paula Pereira da Silva, especialista em trauma pediátrico, enfatiza que as queimaduras com líquidos são uma ocorrência comum, especialmente entre crianças. Ela ressalta que um dos maiores riscos é a chaleira elétrica, que pode ser puxada pelas crianças, resultando em derramamentos.

    Na hora de preparar um churrasco, é importante também seguir algumas dicas de segurança. O uso de álcool para acender o fogo deve ser evitado, pois representa um risco de explosão. Além disso, preparar a churrasqueira diretamente no chão pode levar a acidentes.

    Aqui estão algumas recomendações para prevenir queimaduras e acidentes:

    – Nunca manipule álcool perto de objetos inflamáveis.
    – Não despeje álcool líquido diretamente sobre o fogo.
    – Verifique regularmente se há vazamentos de gás.
    – Mantenha crianças afastadas da cozinha enquanto estiver cozinhando e posicione os cabos das panelas voltados para dentro do fogão.
    – Tenha certeza de que objetos quentes e produtos de limpeza fiquem fora do alcance de crianças.
    – Certifique-se de que os cabos e alças de panelas estejam em boas condições.
    – Armazene álcool, querosene e gasolina longe do fogo e fora do alcance infantil.

    Em relação aos fogos de artifício, também é importante:

    – Guardá-los em locais frescos e secos, longe de crianças.
    – Designar apenas adultos para o manuseio.
    – Jamais manusear fogos após ingerir bebida alcoólica.
    – Evitar segurar fogos com as mãos ou transportá-los nos bolsos.
    – Não acender fogos que falharem.
    – Utilizar apenas recipientes adequados para disparar os fogos, preferencialmente ao ar livre e na direção oposta a pessoas, verificando a presença de substâncias inflamáveis nas redondezas.
    – Ter sempre um balde de água à disposição para apagar foguetes usados ou que falharem.
    – Para shows pirotécnicos, contratar profissionais especializados.

    Vale lembrar que, em dezembro de 2021, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou uma lei que proíbe o uso de fogos de artifício que fazem barulho na cidade, prevendo penalizações e multas para quem descumprir a norma.

    Share.