A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou uma viagem à Europa para dirigentes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e representantes de federações estaduais. A imersão será realizada entre os dias 7 e 16 de janeiro de 2026, e incluirá visitas a países como Inglaterra, Alemanha e Espanha. No entanto, a CBF não divulgou os custos envolvidos na atividade.

    ### Foco em Arbitragem e Fair Play Financeiro

    Nos últimos anos, a arbitragem no futebol brasileiro tem enfrentado muitos questionamentos por parte de clubes e torcedores. As críticas envolvem principalmente a atuação dos árbitros e a falta de profissionalização na área. A viagem tem como um dos objetivos discutir e trazer inovações do exterior para melhorar esses aspectos.

    Samir Xaud, presidente da CBF, acompanhará a comitiva e enfatizou a importância da troca de experiências com ligas europeias. Ele comentou: “Vamos debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo”.

    ### Agenda de Visitas Técnicas

    A programação da viagem inclui visitas técnicas e reuniões com executivos de diferentes clubes e instituições esportivas. Em um dos principais eventos, os dirigentes irão à sede da La Liga, na Espanha, no dia 15 de janeiro. Durante a visita, serão apresentados o modelo de administração e o controle econômico que regem a competição espanhola, que é referência mundial.

    A coordenação da viagem está a cargo da CBF Academy, que busca proporcionar um aprendizado prático e direto no início da temporada de 2026. Porém, a CBF não mencionou os custos relacionados a passagens, hospedagem ou traslados.

    ### Iniciativas sobre Arbitragem e Sustentabilidade Financeira

    Além dessa viagem, a CBF está desenvolvendo Grupos de Trabalho (GTs) focados em arbitragem e fair play financeiro. O GT de arbitragem fechou um contrato com a Genius Sports para implementar o sistema de impedimento semiautomático nas competições Série A e Copa do Brasil em 2026 e 2027.

    Por sua vez, o GT de fair play financeiro divulgou recentemente, no dia 10 de dezembro, o Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF). Esse regulamento estabelece limites para dívidas e gastos com os elencos, além de buscar assegurar um equilíbrio nas finanças dos clubes.

    A iniciativa da CBF visa, portanto, não apenas uma melhoria na arbitragem, mas também a promoção de práticas financeiras mais responsáveis e sustentáveis no futebol brasileiro.

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