A Nintendo e a Retro Studios explicaram por que o novo jogo, Metroid Prime 4: Beyond, não terá uma estrutura de mundo aberto. Em entrevista, os desenvolvedores comentaram que essa decisão foi tomada para manter a essência da franquia Metroid, que se baseia na exploração e no progresso do jogador por meio de habilidades desbloqueáveis.
Segundo a equipe, durante o desenvolvimento, houve a possibilidade de adotar um formato de mundo aberto, especialmente após o sucesso de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. No entanto, eles perceberam que o conceito tradicional de Metroid, que envolve desvendamento de novas áreas à medida que os jogadores adquirem novas habilidades, não se encaixaria bem em um sistema onde o jogador tem liberdade total desde o começo.
A solução encontrada foi criar uma área central, ou “hub”, que permite exploração, mas com conexões para outras partes do jogo. Para facilitar a locomoção dentro desse hub, os desenvolvedores incluíram um veículo, semelhante a uma moto, o que proporcionará uma dinâmica que varia entre momentos de tensão e alívio.
O desenvolvimento de Metroid Prime 4: Beyond passou por desafios desde sua primeira apresentação em 2017. Os criadores admitiram que o trabalho no projeto tomou mais tempo do que o esperado, e as demandas dos jogadores por jogos de mundo aberto aumentaram nesse período. Após reiniciar o desenvolvimento com a Retro Studios, a equipe decidiu manter a visão inicial do jogo, apesar das mudanças nas tendências da indústria.
Além disso, os desenvolvedores notaram a evolução dos jogos de tiro e ação, especialmente em relação à velocidade do gameplay. No entanto, eles optaram por não adotar essas alterações, visando preservar o ritmo característico das aventuras de Samus Aran.
Dessa forma, Metroid Prime 4: Beyond manterá a estrutura clássica de metroidvania, priorizando o aprimoramento gradual das habilidades da protagonista para abrir novas áreas de exploração, ao invés de oferecer um ambiente totalmente aberto desde o início.
