John Wayne, um dos maiores ícones do cinema, se aposentou em 1976, pouco antes de falecer em 1979 devido a um câncer. O último filme no qual ele foi oficialmente creditado é “O Último Pistoleiro”, onde atuou ao lado de Lauren Bacall. Contudo, anos depois de sua morte, surgiu uma nova revelação sobre seu suposto último papel.

    Surpreendentemente, Wayne fez parte do primeiro filme da famosa saga “Star Wars”, embora isso não fosse de seu conhecimento. A contribuição dele, que ficou escondida por décadas, se trata do som de um personagem secundário chamado Garindan, que apareceu no porto espacial de Mos Eisley em uma das cenas do planeta Tatooine. Garindan, que possui um visual peculiar similar a um inseto, era um informante imperial.

    O som característico que representa Garindan na trama é uma mistura de um efeito sonoro de zumbido e uma linha de diálogo não utilizada de John Wayne, gravada anteriormente em um de seus filmes. Portanto, embora Wayne não tenha nativamente dublado o personagem, sua voz acabou sendo utilizada de uma forma inesperada.

    A descoberta foi feita por Ben Burtt, o designer de som responsável pelas trilogias de “Star Wars”. Ao revisar fitas antigas por curiosidade, Burtt encontrou um zumbido eletrônico que ativava a partir de uma voz humana, que ele identificou como sendo a de John Wayne. “Tínhamos um personagem que parecia um mosquito e precisávamos de um som. Ao ouvir as fitas, percebi que era Wayne dizendo algo como ‘Bem, o que você está fazendo nesta cidade?’”, explicou Burtt em uma entrevista.

    Apesar da revelação significativa de que John Wayne fez parte do universo de “Star Wars”, seu nome não aparece nos créditos do filme, nem na sua filmografia online. Isso significa que sua participação permanece como uma curiosidade oculta na história do cinema, que nem mesmo o próprio Wayne chegou a imaginar.

    Share.