Festival Promove Debates sobre Política de Drogas e Justiça Climática em São Paulo

    O festival Ocupação Iniciativa Negra 10 Anos está com uma programação diversificada, incluindo um debate sobre direitos à cidade, que ocorrerá na quinta-feira, 9 de outubro, às 19h. O evento integra a instalação artística chamada Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, localizada na Matilha Cultural, um espaço cultural independente em São Paulo.

    Detalhes do Debate

    O debate contará com a participação de importantes figuras do ativismo e da academia: Dona Carmen Silva, do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), a urbanista Joice Berth, o historiador e cofundador da Iniciativa Negra, Dudu Ribeiro, e a deputada estadual Ediane Maria. A mediação ficará sob a responsabilidade de Nathália Oliveira, também da Iniciativa Negra. Após a conversa, o DJ KL Jay, conhecido por seu trabalho com os Racionais MC’s, irá fechar a noite com uma apresentação musical.

    Os interessados em participar devem solicitar ingressos através da plataforma Sympla, e a entrada é gratuita. Este evento faz parte de uma série de atividades que visam estimular diálogos sobre a intersecção entre política de drogas, o uso da terra e a justiça climática.

    A Programação do Festival

    Até novembro, o festival promoverá uma variedade de eventos, incluindo cursos, oficinas, cine-debates e shows de artistas como Linn da Quebrada, DJ Jorge Snipes, e Família Tamarineira. Essa programação busca promover uma troca de conhecimento entre especialistas, líderes comunitárias e movimentos sociais.

    A Instalação Artística

    A instalação artística, que será apresentada na Matilha Cultural, aborda a relação entre a violência vinculada às políticas de drogas e a crise climática, através de narrativas visuais que retratam personagens de diferentes contextos na América Latina. Além disso, há uma galeria de fotos de Yael Martinéz e Rafael Vilela, que registram a vida na Cracolândia, e um glossário ilustrado para ajudar na compreensão dos debates sobre políticas de drogas.

    Sobre o Projeto Intersecção

    O projeto Intersecção, que inspira a mostra Reformar, tem como objetivo investigar as conexões entre crimes socioambientais e as políticas de drogas. Desde seu início, em 2024, o projeto tem promovido reuniões e diálogos sobre os desafios enfrentados em torno da terra, direitos humanos e adaptação climática. O projeto já participou de eventos internacionais e lançou uma edição especial da revista PLATÔ, que coletou textos de especialistas sobre esses temas.

    Informações Adicionais

    A Iniciativa Negra, que organiza o festival, atua desde 2015 na promoção da justiça racial, com foco em políticas de drogas e direitos humanos. A Matilha Cultural se destaca por sua programação engajada e acessível e se tornou um espaço de resistência e transformação social.

    Serviço

    Evento: Ocupação Matilha Cultural – Intersecção: Política de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
    Local: Matilha Cultural, Rua Rêgo Freitas, 542 – República, São Paulo
    Data: 23 de setembro a 22 de novembro
    Horário: Terça a domingo, das 14h às 20h (visitas monitoradas de terça a sábado)
    Programação do dia 9 de outubro:

    • Boteco Brasileiro de Política de Drogas
    • Tema: Debate sobre Direito à Cidade
    • Horário: 19h
    • Participantes: Dona Carmen Silva, Joice Berth, Dudu Ribeiro, Ediane Maria
    • Mediação: Nathália Oliveira
    • Encerramento: Discotecagem com DJ KL Jay

    Para mais informações sobre eventos, visite aqui.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.