Previsão de chuvas e tempestades para Belo Horizonte
A Defesa Civil de Belo Horizonte anunciou que a cidade pode enfrentar chuvas de até 20 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir 45 quilômetros por hora. Essas condições climáticas são esperadas até as 8 horas da manhã desta segunda-feira, 29 de dezembro.
Esse alerta vem após a capital mineira registrar a maior temperatura do ano, no domingo, 28 de dezembro, quando os termômetros chegaram a 35,5 graus Celsius, em Venda Nova. Vale ressaltar que essa temperatura não é novidade, já tendo sido registrada anteriormente em 7 de outubro de 2025.
Nos últimos dias, Belo Horizonte tem enfrentado um calor intenso. Na sexta-feira, 26 de dezembro, a cidade teve o segundo dia mais quente do ano, com a temperatura alcançando 35,2 graus Celsius, também em Venda Nova. Já no sábado, 27 de dezembro, a terceira maior temperatura foi registrada, chegando a 35 graus Celsius na mesma região.
Além da capital, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades em 31 cidades de Minas Gerais. O aviso indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao longo do dia. Essas chuvas podem ser acompanhadas de ventos fortes entre 40 e 60 quilômetros por hora, além da possibilidade de queda de granizo.
Os dias mais quentes do ano em Belo Horizonte foram:
1. 7 de outubro de 2025 – 35,5 °C (Venda Nova)
2. 28 de dezembro de 2025 – 35,5 °C (Venda Nova)
3. 26 de dezembro de 2025 – 35,2 °C (Venda Nova)
4. 27 de dezembro de 2025 – 35,0 °C (Venda Nova)
5. 22 de setembro de 2025 – 34,9 °C (Pampulha)
A cidade está sob uma onda de calor, conforme alerta da Defesa Civil. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias superam em 5 graus Celsius a média dos últimos meses por, pelo menos, cinco dias seguidos e afeta uma área ampla.
Diante do calor intenso, a Defesa Civil orienta à população que tome algumas precauções. É importante manter-se hidratado, evitar a exposição direta ao sol principalmente entre 10h e 16h, e usar chapéus e óculos escuros, além de aplicar protetor solar. Também é recomendado reduzir atividades físicas ao ar livre e manter os ambientes arejados. É aconselhável fazer refeições leves e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Crianças, idosos e pessoas enfermas devem evitar a exposição ao sol.
