A Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFor), ligada à Secretaria Municipal da Saúde, inicia, nesta quarta-feira, 27 de agosto, o curso “Saúde e Bem Viver – Cuidado Integral para a Saúde Mental”. Esta iniciativa é feita em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde.
O curso visa estimular práticas de autocuidado e valorizar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Além disso, busca promover a colaboração entre as equipes que atuam na saúde. Os participantes serão incentivados a pensar sobre estratégias que ajudem a melhorar as comunidades em que trabalham.
De acordo com o coordenador da ESPFor, Danilo Lopes, é fundamental cuidar do bem-estar dos profissionais de saúde, pois isso impacta diretamente a qualidade do atendimento oferecido à população. Ele ressalta a importância da capacitação para compartilhar experiências que possam levar a boas práticas em diversos servicios e áreas de atuação.
O curso conta com 400 vagas disponíveis, que foram preenchidas por profissionais da saúde, tanto municipais quanto estaduais. Os tutores selecionados incluem trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família, equipes multiprofissionais e Centros de Atenção Psicossocial, que estão presentes nas seis Regionais de Saúde da cidade. Essa diversidade permite a construção conjunta de soluções inovadoras para os desafios da saúde pública.
O “Saúde e Bem Viver” é um curso livre de aperfeiçoamento, com duração estimada de seis meses. Ao final, os participantes receberão um certificado em uma Mostra que será realizada em dezembro, comemorando a conclusão do curso e as experiências adquiridas durante o processo.
Para mais informações sobre eventos como esse, acesse eventos.
