As 100 IAs Generativas Mais Usadas em 2025

    Nos últimos tempos, a inteligência artificial (IA) tem transformado a maneira como trabalhamos e nos comunicamos. Compreender as ferramentas certas de IA é fundamental para melhorar a produtividade e conquistar uma vantagem no mercado. Por isso, montamos um guia com as 100 IAs generativas mais populares em 2025. Vamos explorar como essas ferramentas estão mudando a criação de conteúdos, a programação e a forma como interagimos com a tecnologia.

    Nos últimos seis meses, o universo da IA para os consumidores passou por grandes mudanças. Novas ferramentas surgiram, outras não evoluíram como o esperado, e empresas inesperadas se destacaram rapidamente. Um exemplo é o DeepSeek, que saiu do desconhecimento e hoje é uma das principais concorrentes do ChatGPT. Além disso, as tecnologias para criação de vídeos com IA evoluíram de experimentais para bastante confiáveis, especialmente para clipes curtos.

    A chamada “codificação vibracional” está permitindo que mais pessoas possam criar com IA, não apenas aquelas que já a utilizam. A concorrência no setor aumentou, assim como os riscos. Nesse cenário, os vencedores não ficam só lançando produtos, mas também conquistando espaço no mercado.

    Fomos atrás de dados para responder perguntas fundamentais: quais aplicações de IA são usadas com frequência? O que realmente gera lucro e se destaca? O que vai além da curiosidade e se torna essencial no cotidiano?

    Apresentamos aqui a quarta edição do “Top 100 Gen AI Consumer Apps”. Este ranking semestral é dividido em dois grupos: os 50 melhores produtos da web por número de visitas e os 50 melhores aplicativos móveis em termos de usuários ativos mensais. Desde nossa última análise, em agosto de 2024, 17 novos produtos se destacaram no ranking da web de IA.

    Vale ressaltar a metodologia deste estudo. Produtos que não são nativos de IA, mas que adicionaram recursos significativos de IA, como Canva e Notion, não estão nessa lista. Nesta versão, retiramos algumas ferramentas de edição de fotos que não avançaram, como Pixlr e Fotor.

    Outra novidade é a “Lista Brink”, que apresenta as 10 empresas que por pouco não entraram no ranking, cinco na categoria web e cinco em dispositivos móveis. O universo da IA está em constante mudança, e será interessante observar quais dessas ferramentas podem figurar entre as 100 melhores na próxima análise.

    Além das classificações, pudemos perceber tendências sobre o crescimento da IA e como os consumidores estão adotando novas tecnologias. Aqui estão algumas das principais conclusões que encontramos:

    O ChatGPT, ao ser lançado na versão prévia em novembro de 2022, se tornou rapidamente um fenômeno, atingindo a marca de 100 milhões de usuários em apenas dois meses. No entanto, seu crescimento estagnou entre março de 2023 e abril de 2024. Recentemente, essa popularidade voltou a crescer com força.

    Aumentar a base de usuários é sempre desafiador conforme a ferramenta se torna mais popular, mas o ChatGPT conseguiu aumentar seus usuários ativos semanais de 100 milhões para 200 milhões em apenas nove meses. Em fevereiro de 2025, a ferramenta chegou a 400 milhões de usuários ativos semanais, um crescimento impressionante.

    Mas o que está por trás desse crescimento? No início, muitas pessoas estavam curiosas, mas não encontravam maneiras práticas de usar o ChatGPT no dia a dia. Com o tempo, novos modelos e funcionalidades tornaram a experiência muito mais dinâmica e atraente. Em termos de picos de uso, isso está ligado a lançamentos significativos do produto, como o GPT-4, que introduziu recursos multimodais, permitindo interações em tempo real e outros avanços.

    O crescimento no aplicativo móvel do ChatGPT também foi notável. Desde o seu lançamento em maio de 2023, o número de usuários ativos mensais cresceu entre 5% e 15% a cada mês. Nesse sentido, cerca de 175 milhões dos 400 milhões de usuários ativos semanais estão utilizando o app no celular.

    Outro destaque recente é o DeepSeek, que teve um impacto significativo desde o seu lançamento em janeiro de 2025. Essa ferramenta é especialmente popular na China, onde o ChatGPT ainda não está disponível, além de ter boa aceitação nos EUA e na Índia. Em pouco tempo, o DeepSeek consegue um tráfego impressionante e rapidamente acumulou milhões de usuários.

    O aplicativo também mostrou um desempenho sólido nos dispositivos móveis, alcançando altas posições logo após seu lançamento. Embora o engajamento dos usuários no DeepSeek ainda esteja abaixo do ChatGPT, ele está ganhando terreno rapidamente.

    Nos próximos meses, ferramentas de edição de vídeo impulsionadas por IA, como Vid, vão continuar a avançar com novas tecnologias que facilitam a criação, como recortes e legendas automáticas. A competição está crescendo entre os aplicativos de edição de vídeo e deve ser acompanhada de perto.

    As ferramentas de IA estão melhorando, facilitando a criação de conteúdos e códigos, tornando-se cada vez mais acessíveis. Dois tipos principais de produtos estão em destaque: IDEs (ambientes de desenvolvimento integrado) para codificação e plataformas de criação de aplicativos que servem a usuários não técnicos. A opção de geração de código a partir de um simples prompt é bastante atraente e está chamando a atenção de novos usuários.

    Nesse setor, IDEs como o Cursor estão se popularizando entre desenvolvedores, oferecendo recursos que economizam tempo e facilitam a codificação. Já as ferramentas para criação de aplicativos acessíveis atraem um público amplo, tornando a tecnologia mais inclusiva.

    O mercado está em franca expansão, criando novas oportunidades para desenvolvedores e usuários comuns. A realidade é que os produtos nativos de IA estão crescendo rapidamente e mostrando resultados. Embora haja desafios, a corrida para moldar o futuro da IA já começou.

    Muitas dessas novas aplicações estão se mostrando promissoras, e é crucial acompanhar esse crescimento. É um período de grandes mudanças e inovações, e a criatividade das ferramentas de IA tem tudo para ser um diferencial para os usuários nos próximos anos.

    Conclusão

    A IA generativa está mais presente do que nunca nas nossas vidas, trazendo inovações que facilitam tarefas do dia a dia. As empresas que investem em IA terão muitas oportunidades pela frente. Portanto, vale a pena estar por dentro das ferramentas e tendências do mercado, pois elas estão moldando não só a forma como trabalhamos, mas também a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor.

    Share.