A chapa de pré-candidatos ao Governo de Goiás está se formando com seis nomes, de acordo com a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Adriana Accorsi. Os pré-candidatos são: Edward Madureira, vereador por Goiânia, o advogado Valério Luiz, que também preside o Partido Cidadania, Iure Castro, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, o professor Jerônimo, que já foi candidato a vice-prefeito em 2024 na chapa de Adriana, e o ex-governador José Eliton.
O anúncio dos nomes ocorreu nesta terça-feira, 30, após um progresso nas discussões do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE). Este grupo é composto por representantes de diversas correntes internas do PT e está responsável pela escolha e pelo anúncio da chapa até o final de janeiro.
Atualmente, a Federação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PCdoB e PV, está unida, enquanto o Partido Cidadania também faz parte dessa formação. Há conversas para incluir outros partidos, como Rede, PSOL, PDT e PSB, que poderão sugerir nomes para complementar a chapa.
Adriana Accorsi destacou que também houve avanços na formação da chapa proporcional da federação, que está quase completa. Após definir os pré-candidatos, o próximo passo será confirmar que todas as regiões estão representadas, além de atender às exigências relacionadas à inclusão de movimentos sociais e ao número de mulheres candidatas, seguindo os critérios estabelecidos pelo regimento interno.
