Os proprietários de veículos em Goiás que estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 em atraso agora têm uma oportunidade de regularizar sua situação. A Secretaria da Economia do estado lançou um programa que permite o parcelamento da dívida.
### Como Funciona o Parcelamento do IPVA
Inicialmente, essa opção está disponível apenas para veículos com placas cujo final é 1 ou 2. Os proprietários poderão dividir o valor em até seis parcelas. A legislação estadual permite esse parcelamento após 90 dias do vencimento do imposto, o que significa que os contribuintes podem agora renegociar suas dívidas de 2025.
Para simular ou efetuar o parcelamento, o contribuinte deve acessar o portal da Secretaria da Economia. No site, é necessário escolher a opção “Pagar ou Parcelar Tributos” e, em seguida, “Parcelamento do IPVA”. Será preciso informar a placa do veículo e o número do Renavam.
A Secretaria da Economia também anunciou que, a partir de 30 de janeiro, o parcelamento será ampliado. Nesse dia, proprietários de veículos com placas finais de 3 a 0 poderão também aderir à opção de parcelamento, desde que o imposto esteja em atraso.
Atualmente, o estado de Goiás possui cerca de 500 mil veículos com débitos de IPVA de 2025, representando aproximadamente 330 mil proprietários. O montante total em atraso chega a cerca de R$ 580 milhões.
### Opções de Pagamento
Além do parcelamento, os proprietários de veículos em Goiás podem optar por pagar o IPVA em atraso à vista. Esse pagamento pode ser realizado tanto pelo site da Secretaria da Economia quanto pelo site do Detran de Goiás. É importante destacar que o licenciamento anual e eventuais multas devem ser pagos apenas pelos canais do Detran-GO ou pelo Portal Expresso, utilizando a emissão da Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DUA) ou boletos.
Assim, a iniciativa oferece uma alternativa para regularizar as pendências financeiras dos contribuintes, que agora têm mais facilidades para quitar seus débitos e evitar complicações futuras.
