Em 2025, a Academia Buriti se consolidou como um espaço essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos servidores do Governo do Distrito Federal (GDF). Mais do que um local para prática de atividades físicas, a academia se transformou em um ambiente de acolhimento e cuidado, contribuindo para a valorização dos servidores e incentivando hábitos mais saudáveis no serviço público.
Sob a gestão da Secretaria de Economia (Seec-DF), a Academia Buriti é parte de uma política do GDF que visa prevenir problemas de saúde, reduzir as faltas ao trabalho e promover o bem-estar físico e mental dos servidores. Os dados do Relatório de Gestão de 2025 mostram um aumento na adesão, diversidade de serviços e engajamento, com atividades tanto presenciais quanto digitais.
Epitácio Júnior, secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, destacou que as ações voltadas para a saúde são fundamentais para prevenir doenças e criar um ambiente de trabalho mais saudável. A subsecretária de Saúde Física para o Servidor Público, Denise Parreira, acrescentou que a Academia Buriti está comprometida em atender as reais necessidades dos servidores, promovendo saúde física e emocional.
Desde sua inauguração em 2020, a Academia Buriti já contabilizou 2.587 cadastros. Em 2025, manteve 525 alunos frequentando as atividades semanalmente, refletindo não só a adesão ao programa, mas também a construção de um vínculo entre os servidores e a academia. A maioria dos alunos é composta por mulheres, totalizando 259 cadastros ativos, enquanto 124 são homens. A faixa etária que mais frequenta as aulas é a de 30 a 39 anos, seguida pelos grupos de 40 a 49 anos e 50 a 59 anos.
Durante o ano, a academia ofereceu 11 modalidades esportivas, divididas em 22 turmas regulares, além do uso livre de bicicletas ergométricas. As modalidades incluem funcional, boxe, jiu-jítsu, muay thai, yoga, alongamento, karatê, tai chi chuan, defesa pessoal, condicionamento físico e mobilidade. Para ampliar o acesso, foram lançadas novas modalidades, como Mobilidade e Fortalecimento Muscular e Dança Charme, além de um novo horário para yoga.
Servidores de 54 órgãos do GDF participaram das atividades da Academia Buriti, promovendo a interação entre diferentes áreas do serviço público. As modalidades oferecidas atenderam diversas secretarias, incluindo Saúde, Economia, Educação e Justiça e Cidadania, além de servidores terceirizados.
O serviço de bioimpedância também teve destaque, com 329 atendimentos realizados, sendo 240 para mulheres e 89 para homens. Isso permitiu um acompanhamento mais individualizado da saúde dos participantes, com a maior concentração de atendimentos na faixa etária de 30 a 39 anos.
Além disso, a Academia realizou 47 sessões de ginástica laboral em diversos órgãos do GDF, promovendo bem-estar e movimento nos locais de trabalho. A Blitz Academia Buriti Itinerante foi ampliada, com vídeos de ginástica laboral disponibilizados para que os servidores possam realizar os exercícios no horário que preferirem.
Entre as novas iniciativas do ano, o projeto-piloto Gestão por Resultados: Corpo & Mente se destacou ao integrar atividades físicas, acompanhamento nutricional, suporte psicológico e cuidados cardiovasculares. A Academia Buriti também investiu em melhorias na infraestrutura, adquirindo novos equipamentos esportivos e itens de apoio.
Com todas essas ações, a Academia Buriti se reafirma como um espaço importante na promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores do GDF.
