No mesmo dia em que faleceu o renomado autor de novelas Manoel Carlos, conhecido como Maneco, a atriz Taís Araújo prestou uma emocionante homenagem ao seu amigo de longa data. Em suas redes sociais, Taís destacou o impacto que ele teve em sua carreira e na teledramaturgia brasileira. “Obrigada por ter acreditado em mim e por ter me transformado. E, principalmente, obrigada por fazer o Brasil sonhar e ser mais bonito. Seu legado na teledramaturgia jamais será esquecido por todos nós”, escreveu a atriz.

    Taís Araújo foi a primeira protagonista negra de uma novela das nove da TV Globo, interpretando Helena na novela “Viver a Vida”, que foi ao ar em 2009. Essa personagem, uma modelo bem-sucedida, enfrentou conflitos amorosos e familiares que são marcas registradas das obras de Manoel Carlos. Antes de viver Helena, Taís também atuou como a personagem Penha, em “Páginas da Vida”, exibida em 2006, outra criação do autor.

    ### Trajetória de Manoel Carlos

    Manoel Carlos ficou conhecido por suas obras que retratam a vida da burguesia carioca, especialmente no Leblon, um dos bairros mais emblemáticos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua carreira na televisão começou na década de 1950, na TV Tupi, mas foi na TV Globo que ele ganhou destaque. No início da década de 1970, Maneco foi diretor do programa “Fantástico” e, em 1978, estreou sua primeira novela, “Maria, Maria”. Posteriormente, ele produziu outras obras marcantes, como “A Sucessora”. Sua última novela, “Em Família”, foi ao ar em 2014.

    A causa da morte de Manoel Carlos não foi divulgada. Ele estava internado no Hospital Copa Star, onde tratava a doença de Parkinson, que afetou seu desenvolvimento motor e cognitivo ao longo do ano de 2025. A empresa Boa Palavra, responsável pelas obras do autor, confirmou a triste notícia nas redes sociais. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”, informa o comunicado.

    O velório de Manoel Carlos será de natureza íntima, restrito apenas à família e amigos próximos.

    Share.