A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou a lista preliminar dos projetos de ciência, tecnologia e inovação criados por estudantes da rede pública estadual. Esses projetos selecionados terão a oportunidade de receber financiamento para serem apresentados em feiras e eventos nacionais e internacionais, que ocorrerão entre 16 de fevereiro e 15 de maio de 2026. O resultado final da seleção será disponibilizado nesta sexta-feira, 16 de outubro, após a análise de recursos.
O Edital nº 23/2024, parte do Programa Da Bahia para o Mundo, oferece suporte financeiro para que estudantes do Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional possam participar de eventos ao longo do ano letivo. Esse apoio inclui custeio de passagens, diárias e taxas de inscrição. O edital também estabelece um cronograma claro para inscrições e resultados, promovendo um novo ciclo de incentivo à pesquisa científica e tecnológica, que envolve tanto a iniciativa dos alunos quanto a orientação de seus professores.
Com esse apoio, a SEC busca estimular a criatividade dos estudantes, valorizar a pesquisa e fortalecer seu papel como protagonistas na produção de conhecimento, tanto no Brasil quanto fora dele.
Além da conquista de prêmios, a participação em eventos é uma forma de incentivar o protagonismo dos alunos. Em setembro deste ano, por exemplo, 20 estudantes de seis escolas estaduais apresentaram seus projetos no Encontro Sudamericano de Ciências e Tecnologias, realizado no Paraguai. Um dos projetos destaque foi o ‘E-papel: uso da fibra de coco para fabricação de papel sustentável’, desenvolvido pelo Colégio Estadual da Bahia – Central. No mesmo mês, equipes de escolas nos municípios de Santa Bárbara, Catu e Serrinha marcaram presença na Feira Internacional de Ciências, Tecnologia e Inovação (FICTIMC), na Colômbia, onde compartilharam pesquisas em áreas como Ciências da Natureza, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Meio Ambiente.
