VOLTA REDONDA
Na próxima segunda-feira, dia 18, às 18h30, a sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, situada na Avenida Graham Bell, nº 89, no bairro Vila Mury, vai receber uma apresentação gratuita do grupo Tubones Coral. Este evento será uma prévia do Festival Brasileiro de Trombonistas, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 23 de outubro. A entrada é livre e o público é bem-vindo.
O repertório da apresentação incluirá uma mistura de estilos musicais, com arranjos próprios. Entre as músicas que serão interpretadas estão clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), como “O bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc; “Aquele abraço”, de Gilberto Gil; “Maria Maria” e “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. O grupo também irá apresentar “Benedictus”, de Karl Jenkins, assim como composições ligadas à cultura amazonense, como “Sentimento Caprichoso”, de Adriano Aguiar, Geovane Bastos e Michael Trindade; “Beiradão Amazonense”, de Teixeira de Manaus; “Vermelho” e “O amor está no ar”, de Chico da Silva.
O Tubones Coral foi formado em 2013 na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e é composto por 11 músicos do curso de Música e dois integrantes da sociedade civil. Sob a coordenação de Fábio Carmo Plácido Santos, o grupo busca explorar uma vasta diversidade musical. Seu repertório inclui gêneros gospel, popular, erudito, infantil e folclórico, com um foco especial em músicas regionais da Amazônia.
Em 2014, o grupo lançou o Laboratório de Ensino e Práticas Musicais (Lepram), que oferece aos alunos a oportunidade de se envolver em pesquisas científicas, monitorias e projetos de extensão.
A liderança da Associação Brasileira de Trombonistas está a cargo de Lélio Alves, que também é um ex-aluno do projeto Volta Redonda Cidade da Música. Lélio começou sua trajetória musical aos 12 anos, no Colégio João XXIII, sob a orientação do maestro e professor Nicolau de Oliveira. Atualmente, ele é professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no campus Marechal Hermes. “Mantenho contato com o projeto e já voltei várias vezes para dar aulas e tocar com os alunos. Estou muito contente com esta parceria”, destacou o músico.
O Festival Brasileiro de Trombonistas contará com apresentações em locais renomados do Rio de Janeiro, como a Escola de Música da UFRJ, o Theatro Municipal e a Sala Cecília Meirelles, entre outros.
Para mais informações sobre eventos, acesse aqui.