O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para tempestades, abrangendo 2.170 cidades em diversos estados, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta é válido até às 23h59 de hoje.

    As previsões indicam a possibilidade de chuvas variando de 20 a 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm ao longo do dia. Essas chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h, além de possibilidade de granizo. Apesar das condições climáticas adversas, o risco de queda de energia elétrica, danos às plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo.

    O Inmet também recomenda algumas precauções aos moradores das áreas afetadas:

    • Em caso de rajadas de vento: é aconselhável não se abrigar debaixo de árvores, devido ao leve risco de quedas e descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda.

    • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados na tomada.

    • Para mais informações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com os Bombeiros pelo 193.

    Do total de cidades em alerta, 633 estão localizadas em Minas Gerais. O Inmet orienta a população a acompanhar atualizações sobre as condições climáticas e a seguir as recomendações de segurança para evitar incidentes durante a tempestade.

    Share.