A Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai inaugurar nesta sexta-feira, às 8h, a Unidade Móvel de Atendimento Especializado, conhecida como Carreta da Saúde da Mulher. Este projeto é parte do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, e conta com o apoio do Governo Federal.
A unidade estará localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida da FEB, no bairro da Manga, e ficará disponível por 30 dias. O objetivo é ampliar o acesso das mulheres aos exames de saúde especializados.
A Carreta da Saúde da Mulher é equipada com um consultório, ultrassom, mamógrafo digital, bisturi elétrico, pistola para biópsia, além de uma sala de acolhimento, onde serão realizados pré-exames e pequenos procedimentos. Também está prevista uma sala de espera para as pacientes.
A equipe que vai atuar na unidade é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos ginecologistas e um agente de cuidado, que contarão com o apoio de demais profissionais.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, enfatizou a importância desse serviço. Ela afirmou que a carreta vai proporcionar mais acesso aos cuidados de saúde, ágeis exames e mais tranquilidade para muitas famílias.
Flávia Moretti também ressaltou o compromisso de reduzir as filas de espera, salvar vidas e garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento devido à falta de estrutura.
O superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Altir Peruzzo, comentou que a carreta será crucial para Várzea Grande, para a Baixada Cuiabana e para Cuiabá. Ele destacou que o principal objetivo é diminuir a espera por procedimentos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento na Carreta da Saúde da Mulher começará no mesmo dia da inauguração e será direcionado às mulheres que já estão na fila da regulação de Várzea Grande e de outros dez municípios da região. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma pausa para o almoço, e os atendimentos serão realizados com horário agendado.
