A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que 459 blocos de carnaval estarão na programação oficial deste ano. As festividades começam no sábado, 17 de fevereiro, e vão até o dia 22.
A maior parte dos desfiles ocorrerá no centro da cidade, com 135 blocos programados. A zona sul terá 98 blocos, enquanto 63 estarão na zona norte, especialmente na Grande Tijuca. Os demais bairros da zona norte contarão com 56 blocos, e também há desfiles previstos nas zonas oeste e sudoeste.
Para ajudar os foliões, a Riotur lançou o aplicativo “Blocos do Rio 2026”, que contém informações sobre datas, horários e endereços dos blocos. A programação também pode ser acessada pelo site carnavalderua.rio.
No primeiro dia do carnaval, sábado, os blocos Folia do Sapê, em Honório Gurgel, e Tá Chegando A Hora, em Pedra de Guaratiba, vão desfilar às 16h e 17h, respectivamente. No domingo, 18 de fevereiro, será a vez do Unidos de Santa Bárbara, no Engenho de Dentro, às 15h, e de um bloco de abertura do pré-carnaval de Madureira, que traz a tradição das “águas de cheiro”, às 14h, no Parque de Madureira.
Além dos desfiles, vários blocos promovem ensaios abertos em praças e parques da cidade, como a Praça Paris e o Aterro do Flamengo. Esses eventos são uma oportunidade de aquecimento para o carnaval e estão abertos ao público.
É importante ressaltar que já há muitos blocos não oficiais desfilando pelas ruas do Rio desde o início do ano. Esses blocos não têm autorização e não constam na programação oficial da Riotur, responsável pela organização do carnaval.
O número de blocos oficiais neste ano é menor que o registrado em 2025, que teve 482 blocos. O carnaval do ano passado ocorreu em março. Dos blocos confirmados neste ano, dez são considerados megablocos, incluindo o Cordão da Bola Preta e o Bloco da Anitta, que têm estrutura de trio elétrico e desfilam no Circuito Preta Gil, conhecido por sua forte presença na rua 1° de março.
A Riotur prevê grandes multidões para os principais blocos. Espera-se que 700 mil pessoas compareçam ao desfile do Cordão da Bola Preta, no dia 14 de fevereiro, enquanto o Fervo da Lud, da cantora Ludmilla, deve atrair 600 mil foliões, no dia 17.
A prefeitura informou que, entre os 803 blocos inscritos, 459 foram aprovados. A expectativa é que até 6 milhões de pessoas, incluindo moradores e turistas, participem do carnaval de rua no Rio de Janeiro.
