A partir de agora, os moradores de Belo Horizonte poderão solicitar medicamentos gratuitos em mais duas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) na cidade. As novas unidades estão localizadas no Barreiro e em Venda Nova, ampliando o serviço da Farmácia de Minas, que até então estava disponível apenas na UAI da Praça 7, no Centro da capital.

    Anteriormente, a UAI da Praça 7 realizava até 122 atendimentos por dia. Com a inclusão das novas unidades, cada uma delas poderá atender até 60 pessoas diariamente, facilitando o acesso da população aos medicamentos oferecidos.

    Desde o início de 2023, o serviço da Farmácia de Minas permite que os cidadãos possam iniciar o processo para solicitar medicamentos de uso contínuo, especialmente para tratamento de doenças crônicas, diretamente nas unidades integradas. São oferecidos gratuitamente 165 tipos de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    De acordo com Maila Magalhães de Souza, superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde, a recente ampliação do atendimento visa atender mais pessoas e trazer comodidade. Agora, moradores do Barreiro e de Venda Nova podem apresentar a documentação necessária, solicitar o medicamento e dar início ao processo de fornecimento no local.

    Para garantir um atendimento mais organizado e evitar filas, o agendamento é feito com hora marcada. A marcação é gratuita e pode ser realizada pelo aplicativo MG App ou pelo Portal Cidadão MG. No dia do atendimento, é importante que o paciente compareça à UAI escolhida com toda a documentação necessária, que inclui a prescrição médica, laudo, formulário preenchido, Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência.

    As UAIs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

    Com essa expansão, o governo espera que mais pessoas tenham acesso ao atendimento de que precisam, reduzindo deslocamentos e proporcionando um serviço mais eficiente e veloz.

    Share.