A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, está realizando visitas às unidades de saúde de Umuarama que, durante o mês de janeiro, estão funcionando em horário estendido. O atendimento vai das 7h30 às 19h30, sem intervalo para o almoço, com o objetivo de atender à alta demanda de pacientes nesse período, quando a cidade recebe muitos visitantes.
Nesta semana, a secretária esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Cruzeiro, acompanhada pelo médico Eric de Freitas e pela coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Valverléia de Andrade Silva. O trio conferiu como está o fluxo de atendimento e a operação da unidade após as 17h30.
Lisbeth destacou o esforço da equipe de saúde para garantir que a população tenha acesso a serviços essenciais. Ela ressaltou a dedicação dos servidores na implementação dessa estratégia para começar o ano com as demandas de saúde em dia.
Entretanto, devido à limitação de pessoal, nem todas as unidades puderam adotar o horário estendido. A Secretaria de Saúde selecionou as dez UBS mais movimentadas da cidade para esse atendimento extra, uma decisão estratégica para lidar com o aumento na procura por serviços de saúde.
O horário estendido é voltado sobretudo para consultas médicas gerais e liberação de exames, quando necessário. É importante esclarecer que esse atendimento não inclui programas específicos do Ministério da Saúde ou serviços especializados, como odontologia e pré-natal, que seguem seu horário normal.
Durante a visita à UBS Jardim Cruzeiro, Lisbeth foi acompanhada por profissionais da unidade, como a enfermeira Juliana Hermann e vários médicos, incluindo Isadora Alencar e Gabriel Damasceno. Nos próximos dias, a secretária planeja visitar outras unidades de saúde para continuar acompanhando o atendimento.
O horário ampliado não exige agendamento prévio e é especialmente benéfico para trabalhadores que têm jornada até as 18h. As unidades que atenderão até as 19h30 são:
– Bem-Estar
– Centro de Saúde Escola (CSE)
– Guarani/Anchieta
– Jardim Cruzeiro
– Jardim São Cristóvão
– Parque Industrial
– San Remo
– Sonho Meu
– Vitória Régia
– Serra dos Dourados
Essa iniciativa busca facilitar o acesso da população a serviços de saúde e melhorar o atendimento, considerando as necessidades dos cidadãos que frequentam as unidades.
