Peça “Rei Lear” retorna a São Paulo com elenco de drags

    A Cia. Extemporânea traz de volta à capital paulista a montagem da tragédia “Rei Lear”, de William Shakespeare. O espetáculo acontece na sala Nydia Lícia do Teatro Sérgio Cardoso, com apenas duas apresentações programadas.

    A história do rei Lear se passa na Bretanha e narra a decisão do monarca de dividir seu reino entre suas três filhas: Cordelia, Regan e Goneril. A trama ganha contornos dramáticos quando Cordelia se recusa a participar do ritual que marcaria a divisão. Em resposta à desobediência, Lear a condena ao exílio, desencadeando a desintegração do reino. Traído por suas filhas e sem a coroa, o rei enfrenta uma intensa crise, mergulhando em uma espiral de loucura.

    A direção é de Ines Bushatsky, e o elenco conta com renomadas drags do cenário nacional, incluindo Alexia Twister, Antonia Pethit, DaCota Monteiro, Ginger Moon, Lilith Prexeva, Maldita Hammer, Mercedez Vulcão, Thelores e Xaniqua Laquisha. O dramaturgo João Mostazo fez a adaptação do texto original.

    Alexia Twister, que interpreta o Rei Lear, é uma figura destacada no teatro brasileiro. Ela foi a primeira drag queen a vencer o Prêmio Shell na categoria de Melhor Ator, em 2025, um marco na cena teatral do país.

    A montagem estreou no Teatro Anchieta do Sesc Consolação e teve uma temporada de sucesso, continuando sua trajetória pelos teatros Alfredo Mesquita e Arthur Azevedo, além de viajar por diversos estados do país. O espetáculo foi apresentado em grandes festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Recife, o Festival de Curitiba e o FIT-Rio Preto, recebendo aplausos também em cidades como Santos e Franca.

    Entre 2024 e 2025, mais de 10 mil pessoas assistiram à peça em suas diversas apresentações. Agora, a montagem retorna a São Paulo após suas temporadas iniciais, participando do projeto de Fomento ao Teatro “Amanhã, e depois, e amanhã: 10 anos de Cia. Extemporânea”. Os ingressos têm preços acessíveis e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

    Para mais informações sobre eventos, acesse link.

    Share.