O governo da Rússia anunciou que o presidente Vladimir Putin recebeu um convite para participar do “Conselho da Paz”, uma iniciativa proposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem como foco a situação em Gaza. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que Moscou está avaliando a proposta e que haverá contatos com Washington para esclarecer os detalhes.
Peskov destacou que a Rússia está sendo cautelosa em sua análise e ainda não tomou uma decisão. Ele afirmou que é fundamental um diálogo adicional para entender todos os aspectos da proposta, ressaltando que, neste momento, trata-se apenas de informações iniciais.
Além disso, Peskov comentou sobre recentes declarações de Trump sobre a Groenlândia. Ele sugeriu que, independentemente de ser bom ou ruim, a tentativa de Trump de incorporar a Groenlândia poderia lhe garantir um lugar na história, não apenas dos Estados Unidos, mas a nível mundial. O porta-voz observou que especialistas internacionais têm opiniões sobre esse assunto.
A posição russa reafirma o reconhecimento da Groenlândia como parte do Reino da Dinamarca e critica o que considera ser uma “militarização acelerada” do Ártico. Peskov declarou que a situação na região é atípica e inédita sob a perspectiva do direito internacional, especialmente com a presença de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na área.
Essa discussão ocorre em um contexto de tensões globais e de movimento estratégico nas relações entre superpotências.
