Wagner Moura e “O Agente Secreto” na Corrida pelo Oscar 2026

    Wagner Moura e seu filme “O Agente Secreto” estão na expectativa de possíveis indicações para o Oscar 2026, que será divulgado no dia 22 de janeiro. Se forem indicados, isso gerará uma grande comoção nacional e aumentará o número de brasileiros que já passaram pela maior premiação de cinema do mundo. Até agora, o país teve concorrências em 26 categorias e conquistou duas vitórias.

    Vencedores do Oscar

    Até o momento, apenas uma brasileira ganhou um Oscar em categoria individual. Luciana Arrighi, uma diretora de arte ítalo-australiana-brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 1940, mas passou a maior parte da sua vida na Austrália, onde não foi registrada como cidadã brasileira. Ela ganhou o prêmio em 1993 pelo filme “Retorno a Howards End”, que conta com estrelas como Anthony Hopkins e Emma Thompson. Arrighi foi indicada outras duas vezes, em 1994 e 2000, mas nunca trabalhou em produções brasileiras.

    Uma vitória coletiva do cinema nacional ocorreu em 2025, quando “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, venceu na categoria de Melhor Filme Internacional. Esse prêmio é concedido a todos os envolvidos por um filme, e pode ser aceito pelo diretor como representante do projeto.

    Filmes que Disputaram o Oscar

    O Brasil já teve cinco longas-metragens concorrendo no Oscar de Melhor Filme Internacional: “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que é Isso, Companheiro?” (1998), “Central do Brasil” (1999) e “Ainda Estou Aqui” (2024). É importante observar que “Cidade de Deus” também poderia ter concorrido em 2004, mas foi considerado inelegível.

    No que diz respeito à categoria de Melhor Filme, apenas “Ainda Estou Aqui” e “O Beijo da Mulher Aranha” (1985), esta uma coprodução, receberam indicações.

    Outros Candidatos ao Oscar

    Vários brasileiros já concorreram a prêmios em diversas categorias, tanto em filmes nacionais quanto estrangeiros. A atriz Fernanda Torres foi a mais recente concorrente na categoria de Melhor Atriz, mas não levou o prêmio. Abaixo, está uma lista de alguns dos principais concorrentes brasileiros:

    • Ary Barroso (Melhor Canção Original por “Brazil”, 1945)
    • Luiz Carlos Saldanha (Melhor Documentário por “Raoni”, 1979)
    • Tetê Vasconcellos (Melhor Documentário por “El Salvador: Another Vietnam”, 1982)
    • Héctor Babenco (Melhor Diretor por “O Beijo da Mulher Aranha”, 1986)
    • Luciana Arrighi (Melhor Direção de Arte por “Retorno a Howards End”, 1993)
    • Fernanda Montenegro (Melhor Atriz por “Central do Brasil”, 1999)
    • Fernando Meirelles (Melhor Diretor por “Cidade de Deus”, 2004)

    A lista inclui outros cineastas e profissionais do setor que também foram indicados ao longo dos anos.

    Próximos Passos

    O anúncio dos indicados ao Oscar 2026 será feito às 10h30 do dia 22 de janeiro, enquanto a cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de março. Além de “O Agente Secreto”, outros projetos brasileiros também podem ser reconhecidos. O diretor de fotografia Adolpho Veloso, associado ao filme “Sonhos de Trem”, e o montador Affonso Gonçalves, de “Hamnet”, são outros nomes que podem ser indicados.

    A expectativa é grande, e a torcida pelo reconhecimento do talento nacional continua a crescer.

    Share.