O ex-atacante Ewerthon, que teve passagens marcantes por clubes como Corinthians e Palmeiras, compartilhou recordações sobre sua trajetória no futebol. Ele destacou o papel fundamental do Corinthians em sua formação como atleta e também relembrou um momento polêmico relacionado à sua saída do Palmeiras.

    Ewerthon iniciou sua carreira em uma escolinha de futebol chamada Roque Moraes. Após ser chamado para o Palmeiras, decidiu se juntar ao Corinthians. No clube, participou de uma peneira no famoso “Terrão” e foi aprovado rapidamente, tendo seu talento reconhecido. Ele subiu todas as categorias até chegar ao time profissional.

    Ewerthon foi campeão brasileiro nos anos de 1998 e 1999. No entanto, em 2000, ele foi emprestado ao Rio Branco, um período que segundo ele, foi marcado por um certo abandono por parte do clube. Ewerthon afirmou que recebeu poucas ligações, exceto do preparador físico Ricardo Rosa e do jogador Rincón, que sempre se preocupou com seu bem-estar.

    Depois de retornar ao Corinthians, Ewerthon chamou a atenção de clubes europeus e acabou se transferindo para o Borussia Dortmund, na Alemanha. Durante sua passagem pelo clube, ele jogou 154 partidas, marcou 54 gols e contribuiu com 22 assistências. Ele expressou sua gratidão por ter escolhido o Borussia, revelando que quase se transferiu para o Betis, da Espanha.

    Apesar do desejo de voltar ao Corinthians, Ewerthon acabou se transferindo para o Palmeiras por falta de contato com o alvinegro. O desfecho, segundo ele, não foi o que esperava. Ele comentou que sua intenção era retornar ao Corinthians, mas o clube só se manifestou depois que ele já tinha fechado com o Palmeiras. No final de 2011, após jogar uma temporada pelo Palmeiras, Ewerthon foi dispensado com a justificativa de ser torcedor do Corinthians, algo que ele considera curioso e até brinca sobre isso com o ex-presidente Andrés Sanchez.

    Nascido em São Paulo, Ewerthon também jogou por equipes como Rio Branco, Zaragoza, Stuttgart, Espanyol, Terek Grozny, Al-Ahli, América Mineiro e Atlético Sorocaba. Ao longo de sua carreira, além dos títulos brasileiros em 1998 e 1999, ele conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1999, o Campeonato Paulista em 1999 e 2001 e o Mundial de Clubes em 2000. No Borussia Dortmund, ele se destacou ao vencer o Campeonato Alemão na temporada 2001-02. Ewerthon também foi importante nas seleções de base, sendo campeão do Campeonato Sul-Americano Sub-20 em 2001 com a Seleção Brasileira.

    Share.