Prefeitura de São Paulo oferece aulas gratuitas de ioga em mais de 50 unidades de saúde
A Prefeitura de São Paulo oferece aulas de ioga em mais de 50 unidades de saúde na cidade. Essa prática, que tem origem na Índia, é conhecida por ajudar no controle do corpo e da mente, além de ser benéfica para a meditação.
Atualmente, as aulas fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Saúde. A ioga é uma atividade que engloba diferentes métodos e tradições, promovendo um equilíbrio integral dos praticantes em aspectos físicos, mentais, emocionais, energéticos e espirituais.
As aulas de ioga estão disponíveis em diversas unidades da saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), e outros locais como as Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis) e Centros Especializados em Reabilitação (CERs).
Os benefícios da prática são numerosos. Além de ajudar a reduzir o estresse, a ioga melhora o funcionamento do sistema nervoso e respiratório, equilibra o sono, aumenta a vitalidade e fortalece o sistema imunológico. Também contribui para o equilíbrio hormonal, melhora a concentração, a criatividade e o humor, fatores que são essenciais para a qualidade de vida.
Para participar, os interessados devem ter acompanhamento médico na Atenção Básica e estar inscritos no Sistema Único de Saúde (SUS). As Unidades Básicas de Saúde, que somam 479 em São Paulo, são o principal ponto de entrada para quem deseja acessar esses tratamentos complementares.
